Gus van Sant tem construído uma carreira irregular, em constante vai-e-vem entre projectos pessoais como Gerry, Elephant ou Paranoid Park, e filmes mais mainstream, “de prestígio”, como Terra Prometida ou Milk. Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé tem elementos de ambas as vertentes: o realizador trabalhava há anos nesta adaptação da autobiografia do cartoonista paraplégico John Callahan (que chegou a trabalhar na adaptação antes da sua morte em 2010), projecto caro ao falecido Robin Williams, originalmente escalado para o interpretar. Mas a textura convencional de filme biográfico revela que é também um “porto de abrigo” para o realizador, depois do desastre de The Sea of Trees e das reacções decepcionadas à mini-série que produziu para a HBO sobre o movimento LGBT nos EUA, When We Rise.
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Gus van Sant tem construído uma carreira irregular, em constante vai-e-vem entre projectos pessoais como Gerry, Elephant ou Paranoid Park, e filmes mais mainstream, “de prestígio”, como Terra Prometida ou Milk. Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé tem elementos de ambas as vertentes: o realizador trabalhava há anos nesta adaptação da autobiografia do cartoonista paraplégico John Callahan (que chegou a trabalhar na adaptação antes da sua morte em 2010), projecto caro ao falecido Robin Williams, originalmente escalado para o interpretar. Mas a textura convencional de filme biográfico revela que é também um “porto de abrigo” para o realizador, depois do desastre de The Sea of Trees e das reacções decepcionadas à mini-série que produziu para a HBO sobre o movimento LGBT nos EUA, When We Rise.
Nada garante que não volte a tirar um coelho da cartola, mas para já Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé ficará como colheita menor, apesar de um Joaquin Phoenix em óptima forma e o elenco cheio de amigos (Udo Kier, Beth Ditto, Kim Gordon). A montagem em alternância temporal (sobretudo na primeira metade do filme) e a câmara de Christopher Blauvelt. sempre à procura de um alvo em movimento enquanto Phoenix se tenta escapulir de maneira travessa, bem querem puxar o filme para outro lado, mas Van Sant fica-se pela convenção filmada sem convicção, como se estivesse a lamber as feridas.