Marcelo já teve alta e vai abrandar para não pôr em causa a visita a Washington
À saída do hospital, o Presidente já falou aos jornalistas. Costa foi dar-lhe um abraço de melhoras ao aeroporto do Porto.
O Presidente da República já saiu do hospital após a quebra de tensão que lhe provocou um desmaio esta manhã, durante uma visita à Basílica do Bom Jesus, em Braga. A agenda presidencial só deverá ser retomada na segunda-feira. Foi o próprio Marcelo Rebelo de Sousa que falou aos jornalistas, após ter tido alta.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Presidente da República já saiu do hospital após a quebra de tensão que lhe provocou um desmaio esta manhã, durante uma visita à Basílica do Bom Jesus, em Braga. A agenda presidencial só deverá ser retomada na segunda-feira. Foi o próprio Marcelo Rebelo de Sousa que falou aos jornalistas, após ter tido alta.
O Presidente explicou que se tratou de uma "vulgaríssima intoxicação alimentar" que resultou numa "quebra abrupta de tensão" que ele, aliás, sentiu. "Senti que ia desmaiar a qualquer momento, ainda pedi água, mas não adiantou de nada", contou, acrescentando que foi muito bem tratado e que, no hospital, fez soro para repor os níveis de hidratação.
A indisposição aconteceu por volta das 12h48, depois de Marcelo ter chegado de funilcular e ter visitado, sempre ao sol, as obras junto à basília. "Eu já vinha indisposto desde ontem. A tensão máxima e mínima devem ter baixado muito e desmaiei", contou.
À saída do hospital, o Presidente acrescentou que ainda se sente "um bocadinho fraco" e que suspende a sua agenda hoje e amanhã, a conselho dos médicos, porque "não é prudente com estes temperaturas estar a desidratar mais" e porque não quer pôr em causa a sua ida aos EUA (quarta-feira, dia 27, reúne-se na Casa Branca com Donald Trump).
"Tenho ainda de ir aos EUA e, se tudo correr bem, tenho de ir à Rússia", apoiar a selecção nacional", disse, mostrando-se triste por não poder festejar a noite de São João em Braga. "A minha grande pena, porque era um sonho, é não ir ao São João de Braga".
O primeiro-ministro comentou entretanto a importância de ter o Presidente da República "rapidamente em boa forma", afirmando que Marcelo Rebelo de Sousa "estará seguramente recuperado e pronto" para a "pesada agenda internacional" da próxima semana.
António Costa falava aos jornalistas no fim da inauguração de uma praça em Vila Nova de Gaia, antes de se dirigir ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, para "dar um abraço e desejar boa-viagem" a Marcelo Rebelo de Sousa, a quem foi foi diagnosticada uma gastroenterite aguda depois de se ter sentido mal em Braga.
Costa revelou já ter falado com o Presidente, notando que ele "está claramente melhor", "perfeitamente consciente" e "a recuperar".
"Vai descansar durante o fim de semana mas estará seguramente recuperado e pronto", afirmou.
Na sexta-feira, dia em que assumiu já estar indisposto, Marcelo ainda promulgou o diploma do regime jurídico da educação inclusiva, que pretende responder à "diversidade das necessidades e potencialidades" dos alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário.