PS solicita estudo sobre regime de selecção e recrutamento dos professores
Socialistas pedem estudo ao Conselho Nacional de Educação. Consideram útil um reexame do regime de selecção dos docentes da rede de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Um projecto de resolução do grupo parlamentar socialista solicita ao Conselho Nacional de Educação um estudo sobre as principais opções para um regime de selecção e recrutamento dos docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Um projecto de resolução do grupo parlamentar socialista solicita ao Conselho Nacional de Educação um estudo sobre as principais opções para um regime de selecção e recrutamento dos docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Na exposição de motivos, o grupo parlamentar considera que seria útil proceder a um reexame abrangente do regime de selecção e recrutamento do pessoal docente da rede pública de estabelecimentos de ensino da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
"Atentas as competências do Conselho Nacional de Educação, seria relevante dispor de um estudo aprofundado, elaborado por esse órgão consultivo, sobre as principais opções para a construção de um regime de selecção e de recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário que melhor possa servir as missões definidas pela Lei de Bases do Sistema Educativo", referem os deputados socialistas.
No entender dos subscritores do documento, tal estudo deveria incluir o histórico da evolução do regime de selecção e de recrutamento daquele pessoal, bem como um levantamento comparativo dos regimes em vigor em outros países, abrangendo questões como a valorização do trabalho dos professores e da carreira docente, o combate sustentado à precariedade laboral entre os professores, a preservação da estabilidade no exercício profissional dos docentes sempre em condições de equidade.
Estabilidade dos projectos educativos
Outra das questões a atender no estudo, segundo o PS, seria a promoção da estabilidade das escolas e dos seus projectos educativos, na medida em que a estabilidade das equipas pedagógicas requer a estabilidade profissional dos docentes.
O estudo, adianta o grupo parlamentar do PS, deveria ainda incidir sobre o "respeito pela distribuição dos recursos humanos docentes afectos aos quadros do Ministério da Educação, em todo o território nacional, sem deixar de atender à capacidade para responder, em condições de sustentabilidade, ao impacto da evolução demográfica na distribuição dos alunos na escola pública".
O grupo parlamentar do PS salienta que o estudo pode ser instrumental para um diálogo futuro entre todos os parceiros relevantes, permitindo fundamentar e comparar "opções susceptíveis de responder às necessidades identificadas, a apresentar a tempo de ter efeito útil e pleno na próxima legislatura".