Universidade de Évora disponibiliza bicicletas gratuitas
A partir de 14 de Junho, a comunidade académica vai ter à sua disposição 300 bicicletas convencionais e 200 eléctricas
Alunos, professores e funcionários da Universidade de Évora vão poder deslocar-se em bicicletas convencionais e eléctricas disponibilizadas de forma gratuita pela instituição a partir de 14 de Junho, ao abrigo do projecto nacional U-Bike Portugal.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Alunos, professores e funcionários da Universidade de Évora vão poder deslocar-se em bicicletas convencionais e eléctricas disponibilizadas de forma gratuita pela instituição a partir de 14 de Junho, ao abrigo do projecto nacional U-Bike Portugal.
O lançamento do projecto na Universidade de Évora (U. Évora) está marcado para quinta-feira, numa sessão que vai contar com o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, às 17h30, revelou a academia alentejana. No âmbito do U-Bike Portugal, a universidade vai ceder a alunos, professores e funcionários um total de 500 bicicletas, das quais 300 convencionais e 200 eléctricas, através de um regime gratuito e de longa-duração.
O total de bicicletas, adiantou à agência Lusa fonte da instituição, só vai ser completamente disponibilizado "no início do próximo ano lectivo", mas, já a partir de quinta-feira, arranca a fase piloto do projecto. Neste período experimental, disse a mesma fonte, a comunidade académica vai ter à sua disposição "cerca de 25 bicicletas", para que o projecto seja "monitorizado" e possam ser corrigidas eventuais falhas.
A iniciativa U-Bike, segundo explicou o Ministério do Ambiente, pretende "promover a mobilidade suave, com enfoque no uso da bicicleta, em especial a eléctrica", e é co-financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). A universidade alentejana assumiu também essa intenção de promover "a mobilidade suave" no seio da comunidade académica, "de forma integrada com a sua envolvente, a cidade".
"Numa cidade Património Mundial da UNESCO", como é o caso de Évora, "a adopção da mobilidade suave contribuirá para amenizar impactos, através da redução da circulação de veículos motorizados", referiu a U. Évora. E pretende-se que estas bicicletas, realçou, "contribuam significativamente para poupar energia, reduzir as emissões de CO2" e "estimulem hábitos de vida mais sustentáveis e saudáveis".
Na quinta-feira, o lançamento do programa inclui ainda uma visita guiada de bicicleta pela cidade, a cargo do Núcleo de Alunos de História e Arqueologia da academia. O programa U-Bike Portugal prevê a realização de acções concretas de incentivo à adopção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas do ensino superior. A Universidade de Évora é uma das 15 instituições de ensino superior que integram o consórcio Projecto U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). No global, no conjunto destas instituições e nos 26 municípios abrangidos pelo projeto, o IMT prevê distribuir cerca de três mil bicicletas.