Marca de cerveja aposta em anéis de transporte biodegradáveis

A marca americana de cerveja SaltWater Brewery substituiu o plástico dos anéis que unem as latas por um material biodegradável e até comestível pelos animais

Em 2025, estima-se que haja um quilograma de plástico para cada três de peixe nos oceanos, onde, por ano, são despejadas mais de oito milhões de toneladas de plástico, provocando a morte a aproximadamente um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos. Mas a marca americana de cerveja SaltWater Brewery está a tentar dar um passo para reduzir a poluição marinha, ao substituir o plástico dos anéis que unem as latas por um produto biodegradável e até comestível pelos animais.

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Em 2025, estima-se que haja um quilograma de plástico para cada três de peixe nos oceanos, onde, por ano, são despejadas mais de oito milhões de toneladas de plástico, provocando a morte a aproximadamente um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos. Mas a marca americana de cerveja SaltWater Brewery está a tentar dar um passo para reduzir a poluição marinha, ao substituir o plástico dos anéis que unem as latas por um produto biodegradável e até comestível pelos animais.

A ideia não é recente: em 2016, a mesma marca já tinha tentado implementar estes anéis amigos do ambiente, mas não conseguiram encontrar uma fórmula 100% eficiente. Só agora, em parceria com a startup E6PR (abreviatura de Ecologic Six Pack Ring), a SaltWater Brewery conseguiu substituir o plástico tipicamente usado para transportar as latas de cerveja por uma liga feita a partir de trigo e cevada — tal e qual como a bebida.

De acordo com a E6PR, este material inovador é resistente o suficiente para transportar as latas de cerveja e decompõe-se apenas em alguns dias (se colocado no lixo) ou em semanas (se acabar na água ou no solo). Para além disso, caso seja ingerido por um animal, não é prejudicial.

 

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A embalagem foi produzida pela startup E6PR DR

A SaltWater Brewery é a primeira marca a aplicar o produto da E6PR, que nasceu de uma parceria entre a agência de publicidade We Believers, um investidor privado da área das embalagens e a Entelequia, uma empresa mexicana de produtos biodegradáveis. O objectivo da startup é massificar a produção deste material biodegradável para tornar o preço mais competitivo, aplicar a ideia a cervejeiras maiores e à indústria dos refrigerantes e, eventualmente, substituir por completo o uso de plástico através do reaproveitamento de resíduos do fabrico de cerveja.