Portugal tem 390 praias com "Qualidade de Ouro"

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação "Qualidade de Ouro" a 390 praias portuguesas, menos seis do que em 2017. O concelho com maior número de praias é Albufeira.

Foto
Miradouro da praia do Peneco, Albufeira vasco célio

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação "Qualidade de Ouro" a 390 praias portuguesas, menos seis do que em 2017, num total de 640.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação "Qualidade de Ouro" a 390 praias portuguesas, menos seis do que em 2017, num total de 640.

"O concelho com maior número de praias com "Qualidade de Ouro" é Albufeira com 22 praias, seguido de Almada com 17, Vila Nova de Gaia com 16, Vila do Bispo com 13, e Torres Vedras com 12", revelou a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, em comunicado.

Das estâncias balneares classificadas este ano, "342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição", indicou a associação ambientalista, acrescentando que, "em comparação com 2017, há menos nove praias costeiras galardoadas, existem mais três praias interiores e igual número de transição".

"Nos Açores foram distinguidas 39 praias (mais uma em relação a 2017), na Madeira foram distinguidas 19 praias (igual a 2017), e em Portugal continental 332 (menos sete do que em 2017)", apurou a Quercus, explicando que a identificação das águas balneares classificadas como tendo "Qualidade de Ouro" é feita com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo "apenas em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas".

Neste sentido, as 390 praias identificadas cumprem com os critérios de "qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2017" e de "todas as análises realizadas, sem excepção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais, inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli e, para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respectivamente".

"O objectivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água", afirmou a organização ambientalista, referindo que todos os municípios nacionais, com praias galardoadas, podem solicitar a impressão da respectiva bandeira "Praia com Qualidade de Ouro".

O hastear da primeira bandeira "Praia com Qualidade de Ouro" vai realizar-se na praia da Pampilhosa da Serra, em data oportunamente a definir, avançou a Quercus.

A época balnear deste ano começou na terça-feira, porém "a maioria das praias inicia a época balnear a partir de 1 de Junho", informou ainda a associação ambientalista.