Daniel Ricciardo vence Grande Prémio da China

Piloto australiano tinha saído do terceiro lugar da grelha de partida. Vettel é actualmente o líder do campeonato com 54 pontos, mais nove pontos que Lewis Hamilton.

Foto
LUSA/DIEGO AZUBEL

O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) venceu neste domingo o Grande Prémio da China, terceira corrida do Mundial de Fórmula 1, que é liderado pelo alemão Sebastian Vettel (Ferrari), agora com nove pontos de vantagem sobre o britânico Lewis Hamilton (Mercedes).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) venceu neste domingo o Grande Prémio da China, terceira corrida do Mundial de Fórmula 1, que é liderado pelo alemão Sebastian Vettel (Ferrari), agora com nove pontos de vantagem sobre o britânico Lewis Hamilton (Mercedes).

Ricciardo, que partiu do sexto lugar da grelha, impôs-se no final das 56 voltas ao circuito de Xangai com o tempo de 1:35.36,380 horas (a uma média de 191,451 km/hora), deixando os finlandeses Valtteri Bottas (Mercedes) e Kimi Raikkonen (Ferrari) nas segunda e terceira posições, a 8,894 e 9,637 segundos, respectivamente.

A corrida chinesa ficou marcada por vários incidentes, nomeadamente a colisão entre Vettel, que arrancou da pole position, e o holandês Max Verstappen (Red Bull), remetendo o alemão para o oitavo lugar, a 35,286, permitindo a aproximação do britânico Lewis Hamilton (Mercedes), quarto a 16,985, na classificação de pilotos.

O choque entre os Toro Rosso do neozelandês Brendon Hartley e do francês Pierre Gasly obrigou à entrada do safety car, na 30.ª volta, numa altura em que Bottas já tinha ultrapassado Vettel, graças à mudança antecipada de pneus.

Depois, Verstappen assumiu o protagonismo da corrida, com um ligeiro toque no monolugar de Hamilton, seguido do embate no de Vettel, acabando por ser penalizado em dez segundos, enquanto Ricciardo, seu companheiro de equipa, galgava posições até ao primeiro posto, assegurando a sua sexta vitória na carreira.

"Muitas vezes só temos uma hipótese, por isso temos de aproveitar todas as oportunidades", afirmou Ricciardo, aludindo à ultrapassagem a Bottas que lhe valeu a liderança da prova, na 45.ª volta.

Depois das vitórias na Austrália e no Bahrein, Vettel, campeão do mundo em 2010, 2011, 2012 e 2013, permanece na liderança da classificação de pilotos, com 54 pontos, mais nove do que Hamilton, igualmente tetracampeão e detentor do título. Bottas ocupa o terceiro lugar, com 40, e Ricciardo o quarto, com 37.

Nos construtores, a Mercedes lidera, com 85 pontos, seguido de perto pela Ferrari, com 84, enquanto a Red Bull segue no terceiro posto, com 55.

A próxima corrida do Mundial de 2018 vai ser disputada em Baku, no Azerbaijão, em 29 de Abril.