Workshops que vão ter a casa dentro de caixas? É a Workshoped
A Workshoped é uma "startup" do Porto empenhada num objectivo: levar "workshops" a casa das pessoas. Podes aprender a fazer chocolates, sabonetes artesanais e até velas perfumadas
A Workshoped quer dar a todos a possibilidade de aprender coisas novas sem sair de casa. "A ideia é que as pessoas possam comprar uma caixa com todos os materiais e instruções [necessários] para aprender alguma coisa nova", conta Hugo Félix, um dos criadores da startup, em entrevista ao P3. A cada mês (e a cada caixa), um workshop diferente. Podes aprender a fazer chocolates, sabonetes artesanais, velas perfumadas e muito mais. Só tens de escolher o que mais te agrada e esperar que a encomenda chegue à tua caixa de correio, num prazo de até 72 horas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Workshoped quer dar a todos a possibilidade de aprender coisas novas sem sair de casa. "A ideia é que as pessoas possam comprar uma caixa com todos os materiais e instruções [necessários] para aprender alguma coisa nova", conta Hugo Félix, um dos criadores da startup, em entrevista ao P3. A cada mês (e a cada caixa), um workshop diferente. Podes aprender a fazer chocolates, sabonetes artesanais, velas perfumadas e muito mais. Só tens de escolher o que mais te agrada e esperar que a encomenda chegue à tua caixa de correio, num prazo de até 72 horas.
Além do livro com as instruções e com o material, há mais dentro de cada caixa. "Enviamos sempre uma sugestão de como é que as pessoas podem continuar [com a actividade], onde podem arranjar mais material e onde podem aprender mais." Mas não fica por aqui. Se tiveres alguma ideia, tens a oportunidade de criar a tua própria caixa. "Entretanto, colocamos no site uma opção para as pessoas sugerirem o que querem aprender." Dois dos workshops mais recentes (o de iniciação à caligrafia e o de produção de carimbos) resultaram precisamente de propostas enviadas pelos clientes. "Temos ainda uma mão cheia de coisas que as pessoas nos sugeriram", revela Hugo.
A startup portuguesa nasce em Outubro de 2017 pelas mãos de Hugo Félix e Bárbara Leite. O jovem de 26 anos licenciou-se em Design de Produto, em Vila do Conde. A sua colega, de 21 anos, está a terminar o curso de Comércio Internacional, no Porto, e promete ser "uma mais-valia gigantesca" quando quiserem expandir o negócio, confessa Hugo. Seguidores de várias páginas de Do It Yourself (DIY) e cientes de que "raramente alguém sai de casa com o propósito de ir comprar material", tiveram uma ideia. "Pensámos que podia ser giro dar uma ajuda às pessoas. Montarmos e compramos nós o material com o que vamos vendo e idealizando e enviarmos às pessoas." Assim, os interessados só teriam mesmo de adquirir uma caixa e pôr mãos à obra. Foi desta forma que a Workshoped começou a ganhar forma.
Os clientes têm duas hipóteses. Podem aceder ao site, seleccionar a workshop box desejada e comprá-la por 16,90 euros ou, em alternativa, fazer uma subscrição por três, seis ou 12 meses — a opção aconselhada para os "mais aventureiros" (e com um "fraquinho" por surpresas). Neste caso, o workshop é entregue em casa todos os meses durante o período escolhido, por 44,90, 79,90 e 145,90 euros, respectivamente. Por fim, também é possível adquirir as caixas na loja Wise, no Porto. E como está a correr, afinal, o negócio? Até ao momento, conta Hugo, foram vendidas "mais de 300 caixas". Já ultrapassou as expectativas: "Nós acreditávamos que podia ser giro, mas nunca tivemos muita noção do que é que era até lançarmos."
A startup envia as encomendas para qualquer ponto de Portugal. Para já, pelo menos: Hugo não esconde que gostava de vender para o resto da Europa "até ao fim do ano". Essa é, aliás, a grande prioridade para o futuro. Outro objectivo é começar a produzir vídeos para "colmatar" qualquer dúvida que surja entre os clientes. Por último, a dupla gostava ainda de poder envolver várias marcas no processo de produção dos workshops: "Quão fixe seria ter uma Arcádia a criar uma workshop box sobre como fazer chocolates ou bombons? Quão fixe seria ter uma Ach Brito a participar numa caixa em co-autoria a fazer um sabonete?". Ideias não lhes faltam.