A falácia da criatividade

Hoje não existe anúncio de emprego para empresas ou instituições que não tenha um item a proclamar que se privilegiam pessoas criativas, com capacidade inovadora e ideias fora da caixa. E se o mercado quer é sintomático que surjam cada vez mais pessoas apresentando-se com esse perfil. Resta saber se o que temos hoje em dia não é a romantização dessas noções e sua apropriação superficial, através da retórica que as envolve. É que a maior parte das pessoas, empresas ou instituições tem dificuldade em lidar com indivíduos realmente criativos. Se o forem realmente é certo que irão gerar incertezas. Não serão muito fáceis de enquadrar. Terão um espírito independente e critico. E necessitarão de tempo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Hoje não existe anúncio de emprego para empresas ou instituições que não tenha um item a proclamar que se privilegiam pessoas criativas, com capacidade inovadora e ideias fora da caixa. E se o mercado quer é sintomático que surjam cada vez mais pessoas apresentando-se com esse perfil. Resta saber se o que temos hoje em dia não é a romantização dessas noções e sua apropriação superficial, através da retórica que as envolve. É que a maior parte das pessoas, empresas ou instituições tem dificuldade em lidar com indivíduos realmente criativos. Se o forem realmente é certo que irão gerar incertezas. Não serão muito fáceis de enquadrar. Terão um espírito independente e critico. E necessitarão de tempo.

Subscreva o programa Catinga no iTunes, SoundCloud, Spotify e nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts

Créditos:

Jingle – Apache

Fotografia – Tiago Maya

Foto