Volta ao Alentejo: os 150km mais longos da vida de Luís Mendonça
Ciclista do Aviludo-Louletano conquista a 36.ª edição da Alentejana.
Luís Mendonça (Aviludo-Louletano) conquistou a 36.ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta, após a sexta e última etapa, tornando-se o primeiro português a vencer a prova desde 2006.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Luís Mendonça (Aviludo-Louletano) conquistou a 36.ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta, após a sexta e última etapa, tornando-se o primeiro português a vencer a prova desde 2006.
No final dos 151,3 quilómetros entre Castelo de Vide e Évora, Mendonça, de 32 anos, imitou Sérgio Ribeiro, vencedor em 2006, ao manter os oito segundos de avanço sobre o compatriota Ricardo Mestre (W52-FC Porto) e 13 face ao irlandês Mark Downey (Team Wiggins).
O britânico Gabriel Cullaigh (Team Wiggins) repetiu o triunfo da primeira etapa, ao impor-se ao sprint em Évora, em 3h30m40s, à frente do francês Yannis Yssaad (Caja Rural) e do espanhol Jon Aberasturi (Euskadi-Murias).
"Foi uma loucura esta etapa, foram os 150 quilómetros mais longos da minha vida, parecia que nunca mais acabava. Fartava-me de olhar para o conta-quilómetros e os quilómetros nunca mais passavam. Chegar aqui e terminar tudo pelo melhor, é uma alegria muito grande", referiu.
O ciclista de Paredes diz que esta vitória "é um sonho tornado real", agradecendo o apoio dos seus colegas. "Não temos a força de outras equipas. Estava receoso, deram-nos muito trabalho. Foram 150 quilómetros loucos, mas finalmente está aí a vitória", assumiu.