Politécnico de Beja cria perfume para "atrair" alunos

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LUSA/SEBASTIEN NOGIER

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) criou um perfume para "captar a atenção" dos alunos e "atraí-los" pelo cheiro. Um cheiro "não é fácil" de memorizar, mas, quando memorizado, sobretudo "se existir envolvimento emocional", "dificilmente é esquecido", explica Ana Paula Figueira, responsável do projecto e pró-presidente para o Planeamento, Marketing e Comunicação do estabelecimento de ensino superior.

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O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) criou um perfume para "captar a atenção" dos alunos e "atraí-los" pelo cheiro. Um cheiro "não é fácil" de memorizar, mas, quando memorizado, sobretudo "se existir envolvimento emocional", "dificilmente é esquecido", explica Ana Paula Figueira, responsável do projecto e pró-presidente para o Planeamento, Marketing e Comunicação do estabelecimento de ensino superior.

Por isso, "num tempo em as mensagens publicitárias envolvem o consumidor por todos os lados e as instituições de ensino superior procuram novas ideias para atrair alunos", o IPBeja "quis ser diferente e ousou ser a primeira instituição de ensino superior em Portugal a criar um perfume", acrescenta.

A ideia do perfume surgiu da vontade de criar "algo diferente" para identificar e promover a identidade do IPBeja e conferir-lhe notoriedade e "captar a atenção de alunos, familiares e empresas (futuros empregadores)", justifica.

O perfume vai permitir "diferenciar" o IPBeja e "atrair pelo cheiro" potenciais alunos e fazer com que os actuais e antigos se lembrem dele, "em qualquer lugar", para que "não o esqueçam".

Segundo Ana Paula Figueira, o perfume vai ser vendido em frascos de 30 mililitros na Loja Cubo do IPBeja e usado para perfumar peças de merchandising e espaços da instituição em eventos, como feiras e exposições.

O IPBeja desejava "uma fragrância unissexo, fresca e sofisticada" e optou por um perfume floral frutado, que foi criado por uma fábrica portuguesa especializada na produção de perfumes.

As "notas de saída" do perfume incluem a bergamota, a toranja, o pepino e a magnólia, as "notas de coração" são a rosa, o lírio-do-vale, a violeta e a maçã e as "notas de fundo" são a oriza, o cedro, o âmbar e o sândalo, precisou, referindo que a embalagem é "um prolongamento do conceito" e "branca, clean e subtil, impressa a prata".

O perfume foi apresentado nesta sexta-feira por Ana Paula Figueira na Galeria Ao Lado do IPBeja e vai ser divulgado nos espaços da instituição nas edições deste ano da Futurália - Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, entre os dias 14 e 17 deste mês, na FIL - Feira Internacional de Lisboa; e da feira agropecuária Ovibeja, entre os dia 27 de Abril e 1 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

O IPBeja, que foi criado em 1979, tem quatro escolas superiores (Agrária, de Educação, de Tecnologia e Gestão e de Saúde), onde ministra 42 cursos de formação inicial e pós-graduada, sendo 17 técnicos superiores profissionais, 14 licenciaturas e 11 mestrados.

Actualmente, tem cerca de 2500 alunos matriculados, 130 dos quais são estudantes internacionais, 260 docentes e 140 funcionários não docentes. A maioria dos alunos portugueses do IPBeja são oriundos do distrito de Beja, mas também há de outras zonas do país, em particular dos distritos de Faro, Évora, Setúbal e Lisboa.