A importância de olhar para o aluno como um todo vai ser debatida em Leiria
A visão holística da educação é um dos temas do encontro organizado pela Associação de Profissionais de Educação de Infância.
Olhar para a criança como um todo é o desafio que se coloca aos educadores de infância e aos professores. A visão holística da educação é um dos temas a abordar no sábado no encontro organizado pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), em parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria.
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Olhar para a criança como um todo é o desafio que se coloca aos educadores de infância e aos professores. A visão holística da educação é um dos temas a abordar no sábado no encontro organizado pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), em parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria.
Esta abordagem educativa "entende a criança como um todo", informa Lúcia Magueta, coordenadora do curso de Educação Básica da ESECS, acrescentando que "os professores trabalham os alunos dentro desse entendimento, considerando as experiências vividas, os aspectos físicos, cognitivos, emocionais e a sua identidade".
Lúcia Magueta defende que se deve "considerar a preparação dos alunos, os seus interesses e o seu perfil de aprendizagem para se poder fazer a diferenciação pedagógica e construir com cada aluno um percurso de aprendizagem".
"O trabalho dos professores não é muito fácil, sobretudo se tiverem uma preocupação de diferenciação pedagógica atendendo a todos os alunos que têm na sua sala, olhando-os como indivíduos singulares que têm experiências e interesses próprios e diferentes níveis de preparação", reconhece a docente doutorada em Educação. Por isso, a abordagem holística vai "colocar o professor num canal de comunicação com os alunos, o que os pode motivar para o sucesso e para a aprendizagem".
"O fim último é proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem que sejam significativas para eles e que lhes permitam ampliar o conhecimento acerca daquilo que os rodeia. Quando olhamos à nossa volta, aquilo que constitui o meio que nos rodeia não está separado. Vemos as áreas de conhecimento a comungarem todas juntas para conseguirmos compreender o que se passa", explica Lúcia Magueta.
A docente lembra que o "fim último da educação é preparar os alunos para lhes proporcionar boas experiências de aprendizagem e motivação, para que sintam que têm um papel importante enquanto membros da sociedade, que vão poder contribuir para que esta sociedade evolua e que quanto mais conhecimento têm mais preparados para o futuro estão para construírem um projecto de vida".
A educação holística "também privilegia muito as relações interpessoais e o modo como se pode crescer na relação com os outros", salvaguarda. "Os professores ou educadores ao posicionarem o seu trabalho nesta visão da educação vão estruturar o seu pensamento pedagógico para a acção. O currículo pode ser desenvolvido sempre tendo em conta o aluno como um todo e com base nas suas experiências anteriores", insiste.
Sob o tema "O currículo na Educação Pré-Escolar", profissionais e académicos vão participar no 1.º Encontro Regional de Leiria, no sábado, a partir das 9h15, na ESECS, para debater as abordagens multidisciplinares da educação pré-escolar.