App da Carris disponível para testes

Aplicação será lançada oficialmente "muito em breve", mas os utentes já podem experimentar uma primeira versão.

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Bruno Lisita

A aplicação da Carris para telemóveis e tablets já pode ser descarregada. A transportadora lisboeta lançou a primeira versão a meio de Dezembro e, desde então, tem vindo a fazer actualizações regulares ao software. A aplicação “foi disponibilizada nas lojas apenas para testes, numa espécie de ‘soft launch’”, explicou ao PÚBLICO a porta-voz da Carris, Inês Andrade.

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A aplicação da Carris para telemóveis e tablets já pode ser descarregada. A transportadora lisboeta lançou a primeira versão a meio de Dezembro e, desde então, tem vindo a fazer actualizações regulares ao software. A aplicação “foi disponibilizada nas lojas apenas para testes, numa espécie de ‘soft launch’”, explicou ao PÚBLICO a porta-voz da Carris, Inês Andrade.

“Esta app está ainda a ser alvo de algumas actualizações e será muito em breve lançada pela Carris”, esclareceu a mesma responsável, acrescentando que “o grande diferenciador desta aplicação, para outras já existentes no mercado, é o facto de dar informação em tempo real”.

O lançamento de uma aplicação própria foi uma das medidas anunciadas aquando da passagem da empresa para a esfera da Câmara Municipal de Lisboa, em Fevereiro do ano passado. O seu lançamento chegou a estar previsto para o primeiro trimestre de 2017, depois para Julho. Deve entrar em pleno funcionamento nas próximas semanas ou meses.

A aplicação vai servir para os utentes saberem quanto tempo falta para o próximo autocarro ou eléctrico, para planear viagens e consultar a rede completa da Carris. “Isto não é uma modernice. É um elemento essencial da credibilidade do transporte público”, disse Fernando Medina em 2016, quando o Estado e a autarquia assinaram o protocolo de transferência da transportadora.

Actualmente existem várias aplicações móveis que permitem conhecer horários e definir percursos nos diferentes transportes de Lisboa. Além disso, a Carris tem um serviço de SMS e e-mail que informa sobre tempos de espera. Há também perto de 350 painéis digitais espalhados por paragens da cidade, embora muitos deles estejam sem funcionar há muitos meses.

Em 2018 a Carris conta lançar concursos para comprar mais autocarros e eléctricos, instalar wi-fi em todos os veículos e ainda contratar mais trabalhadores.