O melhor cartaz para as festas d'Agonia vale 500 euros

Cartaz deve ser inspirado na "beleza da mulher de Viana" e no seu traje regional. Candidaturas terminam a 30 de Abril

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Estão abertas as candidaturas para o concurso nacional e internacional de concepção do cartaz da edição de 2018 das festas d'Agonia, em Viana do Castelo. Este ano, pede-se que os concorrentes transmitam no seu trabalho "a beleza da mulher de Viana" e o seu traje regional, divulgando a romaria Senhora d'Agonia "a nível nacional e internacional".

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Estão abertas as candidaturas para o concurso nacional e internacional de concepção do cartaz da edição de 2018 das festas d'Agonia, em Viana do Castelo. Este ano, pede-se que os concorrentes transmitam no seu trabalho "a beleza da mulher de Viana" e o seu traje regional, divulgando a romaria Senhora d'Agonia "a nível nacional e internacional".

De acordo com o regulamento publicado no sítio de internet da VianaFestas, entidade que organiza a romaria da capital do Alto Minho, o prazo para a entrega de trabalhos termina às 17h de 30 de Abril. O vencedor, que recebe um prémio de 500 euros e "terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa"

Os concorrentes, nacionais e estrangeiros, podem partipar individualmente ou em em equipas com duas propostas "inéditas e originais da autoria do candidato", que se destinam apenas para as festas. O cartaz deve ser vertical e tem de incluir obrigatoriamente certos elementos (como a data e a localização). Os projectos terão de ser entregues em mão ou enviados por correio dentro do prazo estipulado na morada indicada. 

O regulamento, que pode ser consultado aqui, define ainda que "as propostas de cartaz pertencem à VianaFestas até à publicação das mesmas na exposição dedicada ao efeito", pelo que os autores não podem, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio". Nos critérios de avaliação, o júri, que este ano, passou a integrar a Associação dos Grupos Folclóricos Alto-Minho e a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, num total de nove elementos, vai premiar a "adequação, a eficácia da mensagem ao tema do concurso, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética". 

Em 2017, e de acordo com dados fornecidos pela organização, o concurso registou 82 propostas nacionais e internacionais. Em 2016, e pela primeira vez, venceu uma proposta internacional, oriunda do Brasil. Desde 2010 que o cartaz oficial da romaria d' Agonia é escolhido através de concurso.