O seu creme tem ácido hialurónico, o que é?

Este biopolímero encontra-se em todos os tecidos do corpo humano, mas vai diminuindo com a idade.

Fotogaleria

O ácido hialurónico (AH) é um biopolímero constituído por ácido glucurónico e N-acetilglucosamina que se encontra em todos os tecidos do corpo humano sendo que mais de 50% encontra-se na epiderme e na derme.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O ácido hialurónico (AH) é um biopolímero constituído por ácido glucurónico e N-acetilglucosamina que se encontra em todos os tecidos do corpo humano sendo que mais de 50% encontra-se na epiderme e na derme.

Os níveis de ácido hialurónico são constantes ao longo da vida mas a sua solubilidade diminui com a idade tornando-o menos disponível para exercer as suas funções anti-inflamatórias, angiogénicas (crescimento de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes), imuno estimuladoras, cicatrizantes, entre outras.

Todos esses benefícios justificam significativamente o uso de ácido hialurónico, hialuronato de sódio e de potássio em produtos cosméticos como um agente humectante, ou seja, com capacidade de reter água; antioxidante, evitando a formação de radicais livres de oxigénio, regenerador e anti-envelhecimento.

Para exercer a sua função no anti-envelhecimento cutâneo, o AH deve estar na sua forma livre para atrair água, resultando num aumento de volume da pele e diminuindo a aparência das rugas. A grande maioria dos cosméticos usa o AH e os seus sais em concentrações inferiores a 1-2%.

Apesar de todas estas vantagens, o AH não é facilmente absorvido por administração tópica ou oral devido ao seu alto peso molecular. Por estas razões e atendendo ao seu elevado custo, fragmentos e percursores do AH estão frequentemente presentes em produtos cosméticos (veja a fotogaleria em cima).

Professora associada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa