Ronald Koeman é o novo seleccionador de futebol da Holanda

O técnico esteve à frente do Everton, da Premier League, até Outubro do ano passado.

Foto
Ronald Koeman Reuters Staff

O antigo futebolista Ronald Koeman vai assumir o cargo de seleccionador de futebol da Holanda, em substituição de Dick Advocaat, anunciou nesta terça-feira a federação holandesa de futebol.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O antigo futebolista Ronald Koeman vai assumir o cargo de seleccionador de futebol da Holanda, em substituição de Dick Advocaat, anunciou nesta terça-feira a federação holandesa de futebol.

Em comunicado, o organismo refere que Koeman, que orientou o Benfica em 2005-06 e conquistou uma supertaça Cândido de Oliveira, assinou um contrato válido por quatro anos.

Ronald Koeman, de 54 anos, terá como principal missão qualificar a Holanda para o Europeu 2020 e para o Mundial 2022, depois de a selecção "laranja" ter falhado a presença no Mundial deste ano, que se disputa na Rússia.

O antigo defesa, que somou 78 internacionalizações pela selecção holandesa e foi campeão europeu em 1988, começou a carreira de futebolista no Groningen, passado depois por Ajax, PSV Eindhoven, Barcelona (Espanha) e Feyenoord.

Enquanto treinador, iniciou a carreira no Vitesse, depois de ter sido adjunto de Louis van Gaal no Barcelona, passando depois por Ajax, PSV Eindhoven, Benfica, AZ Alkmaar, Feyenoord, Southampton, e Everton, clube que deixou em Outubro passado.

A selecção holandesa, terceira classificada no Mundial do Brasil, em 2010, falhou presença no Euro 2016, conquistado por Portugal, e no Mundial deste ano.