CineEco apresenta “curtas” no Fórum Mundial da Água
Festival de cinema dedicado à temática ambiental realiza-se todos os anos em Seia e agora vai viajar até Brasília. Mostra inclui 15 "curtas" portuguesas
O festival CineEco de Seia vai apresentar uma mostra de curtas-metragens sobre a temática da água, no 8.º Fórum Mundial da Água, a realizar em Brasília, no Brasil, entre 18 e 24 de Março.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O festival CineEco de Seia vai apresentar uma mostra de curtas-metragens sobre a temática da água, no 8.º Fórum Mundial da Água, a realizar em Brasília, no Brasil, entre 18 e 24 de Março.
Na mostra, realizada no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município de Seia, através do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, e o projecto Rumo a Brasília, de que é Comissário Nacional Jaime Melo Batista, serão apresentadas 15 curtas-metragens portuguesas.
O CineEco é o único festival de cinema realizado em Portugal dedicado à temática ambiental, que se realiza anualmente em Seia, no distrito da Guarda, de forma ininterrupta desde 1995, por iniciativa do município local. "Nos dias do Fórum serão exibidas 17 curtas [metragens] internacionais, que já estiveram em competição na edição de 2017 do festival de Seia, e 15 curtas [metragens] portuguesas, de até cinco minutos, estas últimas resultantes da abertura de inscrições para o efeito", refere a organização em nota enviada à agência Lusa.
Segundo a fonte, "ao todo inscreveram-se perto de três dezenas de curtas [metragens] portuguesas, tendo a organização seleccionado 15 e atribuído um prémio de 250 euros ao filme A Última Gota, de Tony Correia, de Seia". A Última Gota tem a duração de dois minutos e meio e "conta a história de um menino com um sonho de transformar uma natureza destruída, onde a água é o elemento primordial de toda a vida em redor", adianta a nota. Foi ainda atribuída uma menção honrosa à película de quatro minutos O Centro de Portugal, de Ruben Alves, que "conta histórias de crianças e a forma como estas co-existem no centro de Portugal".
A fonte refere que a participação no 8.º Fórum Mundial da Água é "mais uma oportunidade de afirmação do CineEco, único festival de cinema em Portugal dedicado à temática do ambiente e que conta com o alto patrocínio da Presidência da República e do departamento de Ambiente das Nações Unidas". O Pavilhão de Portugal, com mais de 200 metros quadrados, terá uma sala para pequenas palestras e projecções diárias de curtas-metragens apresentadas pelo CineEco, cujo programa está em elaboração. Em Brasília, o director do CineEco, Mário Branquinho, coordenará as exibições e será simultaneamente um dos membros do júri de um festival de curtas sobre a Água, organizado pelo Filmambiente.
O Fórum Mundial da Água, organizado a cada três anos, desde 1997, pelo Conselho Mundial da Água e pelo país anfitrião, este ano o Brasil, tornou-se um acontecimento incontornável da agenda internacional. Considerado "o maior evento dedicado à água a nível global", irá acolher "cerca de 30.000 pessoas durante uma semana", segundo a fonte.