Temperaturas podem chegar aos sete graus negativos durante a semana
Regiões do interior Norte e Centro serão as mais afectadas pelo frio que se fará sentir no continente.
Portugal continental terá temperaturas mais baixas na próxima semana que podem chegar aos sete graus negativos, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que coloca diversos distritos em alerta amarelo a partir desta noite de domingo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Portugal continental terá temperaturas mais baixas na próxima semana que podem chegar aos sete graus negativos, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que coloca diversos distritos em alerta amarelo a partir desta noite de domingo.
O IPMA chama a atenção para temperaturas especialmente baixas entre terça e quinta-feira, com as mínimas a poderem chegar a sete graus negativos nas regiões do interior Norte e Centro.
Todo o continente vai estar sob aviso amarelo (o menos grave) devido ao frio, com os distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria e Portalegre a partir desta noite e até às 9h de quarta-feira. A partir da noite de segunda-feira ficam também em aviso amarelo (também até quarta-feira) os restantes distritos do continente.
Numa informação especial sobre o frio na semana que vai começar, o IPMA explica que uma região anticiclónica na zona dos Açores e uma depressão sobre a Península Ibérica estão a transportar uma massa de ar “muito frio e seco”.
As previsões são de céu geralmente pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade com possibilidade de aguaceiros dispersos e pouco frequentes, que serão de neve acima de 600/800 metros. O vento soprará moderado de norte, temporariamente forte no litoral e terras altas, o que, aliado a descida de temperatura, vai “acentuar o desconforto térmico”.
Entre terça e quinta-feira as temperaturas vão descer ainda mais, com temperaturas mínimas no interior Norte e Centro a atingirem valores entre os dois e os sete graus negativos, com as máximas a oscilarem entre os dois e os oito graus Celsius. No resto do continente a temperatura máxima deverá variar entre os dez e os 13 graus e a mínima entre os zero e os cinco graus.
Para segunda-feira estão previstas temperaturas mínimas de três graus negativos nos distritos de Bragança e Guarda e um grau negativo no distrito de Leiria. Na terça-feira os distritos de Bragança e Guarda podem ir aos cinco graus negativos, com a temperatura máxima na Guarda a não subir dos dois graus, segundo as previsões do IPMA. Os distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra e Leiria deverão ter também temperaturas mínimas negativas.