Anúncios milionários que já estão no YouTube

Cada 30 segundos de televisão, nas paragens ou intervalos da final do campeonato de futebol americano, custam quatro milhões de euros. Alguns dos anúncios já estão online.

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O futebol americano é, como se suspeita pelo nome, uma modalidade pouco relevante fora dos EUA. Embora haja, por exemplo na Europa, equipas e competições em diferentes países (sobretudo da Europa central e do Norte), as referências ao futebol americano no resto do mundo resumem-se ao dia de Super Bowl, nome do último jogo da época e que apura o campeão. Fora dos EUA, poucos saberão dizer quem é favorito, quem é melhor, quem tem mais história ou tradição. Mas o espectáculo à volta – como as actuações musicais dos intervalos e os milionários anúncios feitos à medida – raramente são esquecidos.

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O futebol americano é, como se suspeita pelo nome, uma modalidade pouco relevante fora dos EUA. Embora haja, por exemplo na Europa, equipas e competições em diferentes países (sobretudo da Europa central e do Norte), as referências ao futebol americano no resto do mundo resumem-se ao dia de Super Bowl, nome do último jogo da época e que apura o campeão. Fora dos EUA, poucos saberão dizer quem é favorito, quem é melhor, quem tem mais história ou tradição. Mas o espectáculo à volta – como as actuações musicais dos intervalos e os milionários anúncios feitos à medida – raramente são esquecidos.

Pagos a peso de ouro, cada spot de publicidade de 30 segundos custa, em 2018, cinco milhões de dólares (quatro milhões de euros em Portugal, 16,1 milhões de reais no Brasil). E o preço não inclui o custo de produção dos anunciantes. É um custo alto, para uma audiência que na edição de 2017 atraiu 112 milhões de espectadores. Somando outros custos associados e de produção, facilmente cada empresa interessada gasta dez milhões de dólares para se promover durante o Super Bowl. A edição 52 desta final disputa-se neste domingo à noite no estado do Minnesota, no U.S. Bank Stadium, com 73 mil lugares e que deverá encher, apesar de a entrada mais barata custar 4000 dólares (ficando bem longe do terreno de jogo).

Na era digital, muitos anunciantes divulgam antecipadamente os seus anúncios na Internet. Não só para capitalizar o investimento promocional, mas também para minimizar a perda de audiências que se registou ao longo desta temporada de futebol americano (as audiências caíram 13% durante a época). Em 2017, com Donald Trump acabado de chegar à Presidência dos EUA, houve uma forte componente política em muitos anúncios. Política e imigração foram dois dos temas mais badalados na altura. Será preciso esperar pela transmissão do jogo para verificar se muitos dos anúncios ainda inéditos voltam a apostar em algo mais do que simples mensagens comerciais.

Dez desses anúncios (ou teasers) feitos para esta noite estão no YouTube. E como sempre incluem protagonistas que são caras bem conhecidas em todo o mundo, apesar de se dirigirem especialmente para o consumidor dos EUA. Desde o patrão da Amazon, Jeff Bezos, à comediante Tiffany Haddish, passando pelo chef Gordon Ramsay e  os actores Morgan Freeman ou Peter Dinklage, são muitas as personalidades que aproveitam pequenas participações para ganhar grandes quantias. Eis os anúncios já revelados online (Nota: alguns vídeos podem não estar disponíveis na sua zona geográfica de acesso).

1. Um duelo rap entre Peter "Tyrion Lannister" Dinklage e Morgan Freeman

Dois produtos da Pepsi, Doritos Blaze e Mountain Dew Ice, numa batalha rap em que dois actores bem conhecidos dão corpo a sabores opostos, um picante e outro refrescante, recorrendo a músicas de Busta Rhymes e Missy Elliot.

2. Bezos, o homem mais rico do mundo, promove a Amazon

Jeff Bezos, patrão da Amazon, é uma das caras do anúncio de 90 segundos apresentado pela empresa que fundou. Gordon Ramsay, Anthony Hopkins, Rebel Wilson e Cardi B são outras figuras do mundo do entretenimento que participam neste spot que começa com a assistente pessoal Alexa a perder a voz.

3. A marca de cerveja que mostra o coração

Em vez de promover a sua bebida, a Budweiser volta a apostar numa mensagem diferente, destinada a sublinhar a sua responsabilidade social. Num ano marcado por tragédias diversas em todo o planeta, esta marca de cerveja quis mostrar no Super Bowl o que fez para ajudar Porto Rico e Califórnia com água engarrafada.

4. Lexus e Marvel de mãos dadas

Antes da chegada do último filme da Marvel, Black Panther, a Lexus coloca o super-herói a acelerar estrada fora num Lexus LS 500 F Sport.

5. Danny DeVito, o M&M humano

A conhecida marca de chocolates recorre ao comediante Danny DeVito para um anúncio em que a sorte (ou a falta dela) desempenha um papel importante.

6. Pringles aposta em Bill Hader

Mais um anúncio, mais um comediante. A mensagem da Pringles resume-se em poucas letras – três, mais precisamente.

7. Estrela de Friends nos teasers da Skittle

O actor David Schwimmer, conhecido dos telespectadores devido ao papel numa das mais populares sitcoms norte-americanas de sempre, Friends, gravou pequenos teasers em que parece viajar por diferentes épocas e temas. Saia um rebuçado para quem reconhecer ali um cenário semelhante ao de Tron.

8. Groupon diz que apoia os negócios locais

A empresa de vendas online aposta numa mensagem de defesa dos negócios locais. E convidou a comediante Tiffany Haddish para ajudar a passar a mensagem.

9. A batalha campal da Bud Light

Quando a luta é por amigos em quem se pode contar, nem sempre ganha o mais forte, como neste anúnciod a cerveja Bud Light.

10. O homem que não deixa mau cheiro 

Dave é o personagem do ambientador Febreze. Neste anúncio, responde-se à pergunta: o que é melhor do que ter um filho, amigo ou namorado que é advogado? Confira a resposta.