Andante integra novas linhas a partir de quinta-feira
Linhas da Auto Viação Pacense e da Auto Viação Landim, bem como as ligações da Resende em Matosinhos passam a ser abrangidas pelo título intermodal
O Andante, título para os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP), é válido a partir de quinta-feira em linhas da Auto Viação Pacense e da Auto Viação Landim, bem como nas ligações da Resende em Matosinhos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Andante, título para os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP), é válido a partir de quinta-feira em linhas da Auto Viação Pacense e da Auto Viação Landim, bem como nas ligações da Resende em Matosinhos.
De acordo com a página na Internet do Andante, a partir de quinta-feira, passa a haver uma "integração parcial" de percursos da Auto Viação Pacense no sistema intermodal Andante, designadamente das linhas 2001, 2002, 2005, 2012, 2014, 2047, 2048 e 2052. A partir da mesma data há um novo operador privado a integrar o Andante - Auto Viação Landim -, com os seus percursos Alfena/Porto, das linhas 1001, 1002, 1004 e 1007, e Pinheiro Manso/Porto, da linha 1100.
Na terça-feira, o vereador da Mobilidade da Câmara de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, anunciou que todas as linhas de transporte público no concelho serão integradas a partir de quinta-feira na rede Andante. "Dia 1 de Fevereiro, as últimas quatro linhas - 116, 120, 122 e 123 - da operadora Resende, operadora privada de transportes urbanos em Matosinhos, serão integradas no Andante. Esta integração significa a integração total das linhas de transporte público neste sistema", disse o vereador da CDU, durante a reunião pública do executivo municipal. Isto vai possibilitar aos utentes viajar em diferentes meios de transportes públicos com o mesmo título de transporte, reduzindo os seus custos, explicou.
O alargamento do Andante tem sido uma prioridade da AMP. A partir de Abril, os utentes dos transportes públicos desta área poderão utilizar o "anda", uma aplicação móvel do sistema Andante (que apenas estará disponível para Android) que vai permitir desmaterializar o título.
O "anda" surge por iniciativa do TIP - Transportes Intermodais do Porto, que é constituído pela Metro do Porto, Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e pela CP - Comboios de Portugal, em colaboração com os operadores de transportes e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.