Vêm aí 108 caminhadas para descobrir o Gerês — e em segurança
Associação Gerês Viver agendou para este ano 108 caminhadas guiadas no Gerês, inclusive nocturnas
Mais de 100 caminhadas guiadas pelo Gerês estão agendadas para este ano, sendo os destinatários todos aqueles que querem descobrir e desfrutar aquela serra "em segurança".
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Mais de 100 caminhadas guiadas pelo Gerês estão agendadas para este ano, sendo os destinatários todos aqueles que querem descobrir e desfrutar aquela serra "em segurança".
Em comunicado, a associação empresarial Gerês Viver especifica que a "oferta" contempla 108 dias com caminhadas, na sua grande maioria matinais. Haverá ainda 12 caminhadas nocturnas, na 6.ª edição do Festival de Caminhadas, que se realizará em 17 e 18 de Março, na 4.ª edição do evento Solstício de Verão e na 5.ª edição do Trilho das Bruxas.
O Programa Anual de Caminhadas Guiadas no Gerês contempla também eventos específicos para celebração do Dia Mundial da Saúde, Dia Internacional da Biodiversidade, Dia Mundial do Turismo e do Dia Internacional da Montanha. "Pelo sexto ano consecutivo, a organização pretende evidenciar as caraterísticas ímpares do Gerês para a prática de caminhadas na natureza, com destaque para a rede de trilhos que naquele destino turístico se pode encontrar e percorrer em segurança", refere o comunicado. Outros objectivos são a promoção de um estilo de vida mais saudável e a divulgação do património natural e cultural existente na serra. Tudo "de olho" na potenciação do desenvolvimento económico e social do território.
Apoiada pela Câmara de Terras de Bouro, a iniciativa é operacionalizada por cinco empresas de animação turística do concelho, com guias especializados e conhecedores do território. Existem duas formas de participar: gratuitamente, se fores cliente de algum dos estabelecimentos aderentes; ou mediante o pagamento de 7,50 euros por pessoa/caminhada. Mais informações podem ser obtidas no site na página do programa.