Deslizamentos de terra fazem pelo menos 15 mortos na Califórnia

A chuva torrencial foi agravada pelo estado do solo, coberto pelos restos da vegetação ardida nos incêndios de Dezembro.

Fotogaleria

Pelo menos 15 pessoas morreram no Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, onde chuvas torrenciais provocaram uma série de deslizamentos de terras e inundações.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Pelo menos 15 pessoas morreram no Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, onde chuvas torrenciais provocaram uma série de deslizamentos de terras e inundações.

A área mais afectada é Montecito, um bairro a norte de Los Angeles - é onde vivem as apresentadoras Oprah Winfrey e Eelen Degeneres; esta partilhou no Twitter uma fotografia de uma zona completamente inundada e pediu apoio.

As autoridades informaram que pelo menos 25 pessoas estão feridas. Em Santa Barbara, a ameaça de deslizamentos de terra fez com que sete mil pessoas fossem retiradas e outras 23 mil saíssem de suas casas voluntariamente, receando a chegada de chuvas intensas.

De acordo com os especialistas, estes deslizamentos poderão ter sido provocados pelo estado do solo. Há muitos meses que não chovia nesta zona que foi afectada por altas temperaturas e por incêndios devastadores no mês de Dezembro. O solo ficou coberto por uma pelicula de restos de vegetação queimada o que provocou um efeito de impermiabilização - a água que caiu em grande quantidade não foi absorvida e o terreno cedeu.