Morreu Maria Teresa Ramalho, a "Tareka" de A Visita da Cornélia

A actriz tornou-se conhecida do grande público como a "Tareka" do concurso da RTP A Visita da Cornélia. Fez telenovelas e escreveu contos e romances.

Foto
Maria Teresa Ramalho Correio da Manhã

A actriz e escritora Maria Teresa Ramalho, conhecida por "Tareka", mãe do actor Tozé Martinho, morreu na madrugada desta terça-feira no Hospital da CUF, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A actriz e escritora Maria Teresa Ramalho, conhecida por "Tareka", mãe do actor Tozé Martinho, morreu na madrugada desta terça-feira no Hospital da CUF, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

Maria Teresa Ramalho, actriz e escritora, com o pseudónimo de Ângela Sarmento, encontrava-se internada naquela unidade hospitalar desde 12 de Outubro.

O corpo da actriz, segundo a mesma fonte, seguirá ainda esta terça-feira para Salvaterra de Magos, onde residia, e o funeral realizar-se-á na quarta-feira de manhã, naquela vila do distrito de Santarém.

Maria Teresa Guerra Bastos Gonçalves de Morais Sarmento Ramalho, conhecida como "Tareka", nasceu há 90 anos, em Lisboa, em 22 de Novembro de 1927. Residia em Salvaterra de Magos desde Agosto de 1961, quando se casou com o ganadeiro ribatejano João Ramalho, tendo confessado em entrevistas que nunca se arrependera de ter trocado a cidade pelo campo.

A carreira de actriz, iniciou-a já casada, sem que nunca tenha ousado dizer ao pai que queria enveredar pela representação. Era, contudo, o marido que a apoiava e quem a levava aos estúdios onde gravava as telenovelas.

Amante confessa do campo e da natureza, era também uma aficionada e considerava "uma parvoíce" as manifestações antitouradas. "Se uma pessoa não gosta do espectáculo, não vai. Não me consta que alguém vá de rojo, puxado pelos cabelos, para uma praça de toiros", disse numa entrvista ao jornal O Mirante, em 2011.

Maria Teresa Ramalho tornou-se conhecida do grande público como "Tareka", em 1976, no concurso televisivo A Visita da Cornélia, em que, com o filho Tozé Martinho, formou uma das principais equipas deste programa da RTP.

Participou em várias produções televisivas, sobretudo telenovelas, algumas escritas pelo filho, actor e argumentista. Fez parte do elenco de Origens, Ricardina e Marta, Palavras Cruzadas, Roseira Brava e Estátua de Sal, na RTP; Dei-te Quase Tudo, Olhos de Água e Todo o Tempo do Mundo, na TVI, entre outras produções. Na SIC, entrou na série Uma Aventura, inspirada nos livros da sua filha Ana Maria Magalhães, escritos em parceria com Isabel Alçada.

Maria Teresa Ramalho era também irmã da escritora Isabel da Nóbrega. Estreou-se nas letras com o romance A Árvore, em 1961, a que se seguiram A Hora da Verdade e livros de contos com títulos como Os Dias Longos e À Beira da Estrada. Olha para Mim, o seu último romance, foi publicado em 2014.

Além de dança, também estudou desenho, tendo sido discípula de Raquel Roque Gameiro.