Mau Tempo: agitação marítima mantém aviso amarelo em seis distritos

Estão sob aviso amarelo até ao meio dia, por causa da agitação marítima, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Fotogaleria

Seis distritos estão sob aviso amarelo, o terceiro numa escala de quatro, por causa do estado do mar até meio do dia desta quinta-feira, com a previsão de ondas de noroeste que podem atingir os cinco metros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Seis distritos estão sob aviso amarelo, o terceiro numa escala de quatro, por causa do estado do mar até meio do dia desta quinta-feira, com a previsão de ondas de noroeste que podem atingir os cinco metros.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão sob aviso amarelo até às 11h59, por causa da agitação marítima, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

O estado do mar obrigou na quarta-feira a encerrar sete barras e condicionar outras duas.

Por causa da agitação marítima, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram na segunda-feira para as eventuais consequências da previsão de agravamento do estado do mar na costa oeste portuguesa.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para esta quinta-feira em Portugal continental são esperados chuva fraca ou chuvisco, neblina ou nevoeiro e uma pequena subida de temperatura.

Quanto a temperaturas máximas, estão previstos 11º na Guarda, 12º em Bragança, 13º em Portalegre, Vila Real e Viseu, 15º em Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Beja, 16º no Porto, Castelo Branco, Leiria e Évora, 17º em Lisboa e 18º em Faro.

Para as ilhas, o IPMA prevê nos Açores períodos de céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros fracos e, na Madeira, períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte. As temperaturas máximas vão variar entre os 19º em ponta Delgada e os 21º no Funchal.