Foram detectados 491 condutores com excesso de álcool numa semana

Entre os dias 11 e 17 deste mês, a GNR apanhou 178 pessoas com uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l, um crime que pode ser punido até um ano de prisão.

Foto
enric vives-rubio

A GNR detectou 491 condutores com excesso de álcool no sangue na última semana, durante a qual realizou 27.059 testes de alcoolemia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A GNR detectou 491 condutores com excesso de álcool no sangue na última semana, durante a qual realizou 27.059 testes de alcoolemia.

Em comunicado, a GNR refere que entre os dias 11 e 17 intensificou a fiscalização no âmbito da condução de veículos sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, tendo submetido 27.059 condutores ao teste de alcoolemia, dos quais 491 foram apanhados com excessos de álcool e 178 com uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l, um crime que pode ser punido até um ano de prisão.

Dos 105 condutores sujeitos ao teste de substâncias psicotrópicas, três deram resultados positivos.

Os mais de três mil militares da GNR efectuaram também 99.926 controlos de velocidade, tendo detectado 2.311 em excesso de velocidade e 53 pessoas a conduzir sem habilitação legal.

A operação "Alcohol and Drugs" foi realizada no âmbito da European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.