Salvador Sobral e futebol dominam pesquisas no Google

Autárquicas, Pedrógão Grande e iPhone fazem parte dos dez temas que mais interesse suscitaram em Portugal.

Foto
Salvador Sobral teve um pico de popularidade durante a Eurovisão LUSA/SERGEY DOLZHENKO

Depois da vitória na Eurovisão, Salvador Sobral sobe ao primeiro lugar no pódio do Google, em cujas pesquisas muitos se habituaram a ver um reflexo dos interesses, curiosidades e paixões colectivas. Em Portugal, o nome do cantor foi o tópico mais pesquisado ao longo de 2017.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Depois da vitória na Eurovisão, Salvador Sobral sobe ao primeiro lugar no pódio do Google, em cujas pesquisas muitos se habituaram a ver um reflexo dos interesses, curiosidades e paixões colectivas. Em Portugal, o nome do cantor foi o tópico mais pesquisado ao longo de 2017.

Salvador Sobral ganhou fama ao interpretar Amar pelos Dois, primeiro no Festival da Canção da RTP e depois na Eurovisão, conseguindo a primeira vitória portuguesa no histórico concurso europeu. O músico afastou-se dos palcos em Setembro e está actualmente a recuperar de um transplante ao coração. Um vídeo de Amar pelos Dois também está numa posição cimeira na lista dos mais vistos no YouTube

Além de música, o pódio das buscas em Portugal é ocupado por futebol, com pesquisas pela Taça das Confederações (uma competição em que a selecção portuguesa se estreou este ano, terminando em terceiro lugar após uma vitória frente ao México) e pela aplicação Mobdro, que gerou interesse por permitir ver, entre outros canais, a Sport TV.

Depois daqueles três tópicos, vêm as autárquicas, o videojogo Pixwords, e o programa de televisão Love on Top, um reality show da TVI. Os fogos e a tragédia de Pedrógão Grande –  um tema que marcou o Verão –  também mereceram destaque na lista. De acordo com o Google Trends (uma das ferramentas que o Google usa para elaborar a lista), fora de Portugal, os incêndios foram sobretudo pesquisados no Luxemburgo e em Angola, dois países com muitos utilizadores de origem portuguesa ou com laços a Portugal.

O Google explica que a lista é composta pelas “pesquisas tendenciais” no motor de busca, que são aquelas que conseguiram o “maior pico de tráfego durante um período sustentado em 2017”. As variações da mesma pesquisa, ou as pesquisas para aceder a ferramentas online (por exemplo “gmail iniciar sessão”) também são desclassificadas, para “criar as listas que melhor reflectem o espírito de 2017”.

Para chegar às conclusões anuais sobre a popularidade do que se pesquisa online, o Google junta fontes de informação internas ao Google Trends. Esta ferramenta, disponível online, mostra, por exemplo, que o nome de Salvador Sobral começou a ser mais pesquisado a 5 de Março (data do Festival da Canção da RTP), e atingiu o pico da sua popularidade entre 7 e 20 de Maio. A final da Eurovisão – que foi o nono tópico mais popular entre os portugueses – ocorreu a 13 de Maio.

Entre os interesses dos utilizadores em Portugal houve ainda espaço para a tecnologia e a Apple foi a que suscitou mais curiosidade, num ano em que se celebraram os dez anos de iPhone: a pesquisa por iPhone 8  encerra a lista dos dez temas mais pesquisados no Google. A Apple lançou dois modelos com esta designação, e ainda um iPhone X.