Salvador Sobral e futebol dominam pesquisas no Google
Autárquicas, Pedrógão Grande e iPhone fazem parte dos dez temas que mais interesse suscitaram em Portugal.
Depois da vitória na Eurovisão, Salvador Sobral sobe ao primeiro lugar no pódio do Google, em cujas pesquisas muitos se habituaram a ver um reflexo dos interesses, curiosidades e paixões colectivas. Em Portugal, o nome do cantor foi o tópico mais pesquisado ao longo de 2017.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Depois da vitória na Eurovisão, Salvador Sobral sobe ao primeiro lugar no pódio do Google, em cujas pesquisas muitos se habituaram a ver um reflexo dos interesses, curiosidades e paixões colectivas. Em Portugal, o nome do cantor foi o tópico mais pesquisado ao longo de 2017.
Salvador Sobral ganhou fama ao interpretar Amar pelos Dois, primeiro no Festival da Canção da RTP e depois na Eurovisão, conseguindo a primeira vitória portuguesa no histórico concurso europeu. O músico afastou-se dos palcos em Setembro e está actualmente a recuperar de um transplante ao coração. Um vídeo de Amar pelos Dois também está numa posição cimeira na lista dos mais vistos no YouTube.
Além de música, o pódio das buscas em Portugal é ocupado por futebol, com pesquisas pela Taça das Confederações (uma competição em que a selecção portuguesa se estreou este ano, terminando em terceiro lugar após uma vitória frente ao México) e pela aplicação Mobdro, que gerou interesse por permitir ver, entre outros canais, a Sport TV.
Depois daqueles três tópicos, vêm as autárquicas, o videojogo Pixwords, e o programa de televisão Love on Top, um reality show da TVI. Os fogos e a tragédia de Pedrógão Grande – um tema que marcou o Verão – também mereceram destaque na lista. De acordo com o Google Trends (uma das ferramentas que o Google usa para elaborar a lista), fora de Portugal, os incêndios foram sobretudo pesquisados no Luxemburgo e em Angola, dois países com muitos utilizadores de origem portuguesa ou com laços a Portugal.
O Google explica que a lista é composta pelas “pesquisas tendenciais” no motor de busca, que são aquelas que conseguiram o “maior pico de tráfego durante um período sustentado em 2017”. As variações da mesma pesquisa, ou as pesquisas para aceder a ferramentas online (por exemplo “gmail iniciar sessão”) também são desclassificadas, para “criar as listas que melhor reflectem o espírito de 2017”.
Para chegar às conclusões anuais sobre a popularidade do que se pesquisa online, o Google junta fontes de informação internas ao Google Trends. Esta ferramenta, disponível online, mostra, por exemplo, que o nome de Salvador Sobral começou a ser mais pesquisado a 5 de Março (data do Festival da Canção da RTP), e atingiu o pico da sua popularidade entre 7 e 20 de Maio. A final da Eurovisão – que foi o nono tópico mais popular entre os portugueses – ocorreu a 13 de Maio.
Entre os interesses dos utilizadores em Portugal houve ainda espaço para a tecnologia e a Apple foi a que suscitou mais curiosidade, num ano em que se celebraram os dez anos de iPhone: a pesquisa por iPhone 8 encerra a lista dos dez temas mais pesquisados no Google. A Apple lançou dois modelos com esta designação, e ainda um iPhone X.