Na estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi, um tributo a Carrie Fisher e elogios ao novo filme

Sem spoilers, convidados reagiram no Twitter e o realizador dedicou o oitavo filme da saga Skywalker à actriz, que morreu há um ano.

Fotogaleria

A galáxia muito, muito distante ganhou vida na baixa de Los Angeles no sábado para a estreia mundial de Star Wars: Os Últimos Jedi, onde a muito aguardada primeira exibição foi dedicada à estrela do franchise Carrie Fisher, que morreu há um ano.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A galáxia muito, muito distante ganhou vida na baixa de Los Angeles no sábado para a estreia mundial de Star Wars: Os Últimos Jedi, onde a muito aguardada primeira exibição foi dedicada à estrela do franchise Carrie Fisher, que morreu há um ano.

“Quero dedicar esta noite a Carrie, que está lá em cima neste momento a mostrar-me o dedo médio, a dizer ‘Bolas, Rian, não te atrevas a tornar esta noite num tributo solene’”, disse o argumentista e realizador do filme, Rian Johnson, na sua apresentação da sessão. “Por isso, vamos todos divertir-nos muito esta noite pela Carrie”, disse.

O filme termina com uma dedicatória a Fisher, que interpreta a Princesa Leia. A actriz morreu aos 60 anos em Dezembro de 2016 depois de ter completado o seu trabalho em Os Últimos Jedi. A sua personagem, agora conhecida como general Leia Organa, líder da Resistência, desempenha um papel-chave no filme.

Os Últimos Jedi, dos estúdios Disney, estreia-se dia 14 e sucede a Star Wars: O Despertar da Força, continuando a história da luta da Resistência contra o Líder Supremo Snoke e sua Primeira Ordem, que tentam controlar a galáxia. Rey (Daisy Ridley) encontra-se com Luke Skywalker (Mark Hamill) e o filme explora os temas da luta pelo equilíbrio na Força, a energia sobrenatural que atravessa a galáxia ficcional de Star Wars.

As críticas ao filme estão sob embargo até terça-feira à tarde (hora de Portugal) e as reacções nas redes sociais foram “autorizadas” a partir do final da première de ontem, com os autores do filme e o estúdio a recomendarem sempre que não se discutam detalhes da intriga. As primeiras reacções foram entusiásticas, à semelhança do sucedido em 2015 com O Despertar da Força.

O elenco de estrelas, que inclui Ridley, John Boyega, Lupita Nyong‘o, Adam Driver, Andy Serkis e Hamill, passou pela passadeira vermelha rodeado de dróides e Stormtroopers. Os convidados entraram no recinto da estreia ladeados por veículos AT-AT Walker de grandes dimensões.

Também na passadeira vermelha, Johnson prestou homenagem a Carrie Fisher. “Quando o público vir a sua actuação neste filme, ela vai estar em todos os nossos corações”, disse. “É estranho não a ter aqui esta noite. Ela teria sido a alegria da festa.”