Mais recente vencedor do concurso Chopin sobe ao palco da Casa da Música

Sul-coreano Seong-Jin Cho vai interpretar obras do compositor polaco e também de Debussy.

Foto
Seong-Jin Cho DR

O pianista sul-coreano Seong-Jin Cho, o mais recente vencedor do concurso internacional Chopin de Varsóvia, na Polónia (2015), vai subir ao palco da Sala Suggia da Casa da Música esta quinta-feira, para interpretar peças de Chopin e de Debussy.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O pianista sul-coreano Seong-Jin Cho, o mais recente vencedor do concurso internacional Chopin de Varsóvia, na Polónia (2015), vai subir ao palco da Sala Suggia da Casa da Música esta quinta-feira, para interpretar peças de Chopin e de Debussy.

O programa deste recital do Ciclo de Piano da instituição portuense vai incluir os dois livros de Images, de Claude Debussy, quatro baladas de Chopin e a Sonata para piano n.º 3 do compositor polaco.

Nascido em Seul, em 1994, Cho venceu, aos 21 anos, o prestigiado concurso Chopin, que se realiza na capital polaca de cinco em cinco anos, e serve como porta de abertura para múltiplas salas de concertos a nível internacional.

Como recorda a Casa da Música na folha de sala do recital, Seong-Jin Cho estreou-se com a Filarmónica de Berlim e Simon Rattle na temporada actual, sendo solista com a Sinfónica de Londres no Barbican, além de várias outras orquestras mundiais.

O pianista sul-coreano tem entre os seus adeptos o maestro russo Valery Gergiev, que o apresentou ao director da norte-americana Orquestra Sinfónica Nacional, Gianandrea Noseda, com quem gravou o primeiro concerto para piano de Chopin. Por seu lado, Gergiev conduziu a Orquestra do Mariinsky em 2016, com Cho ao piano, e voltaram a encontrar-se também em Baden-Baden.

De acordo com um texto do jornal Washington Post, Cho foi encorajado a tocar piano pelos pais enquanto criança, para que não se sentisse sozinho, como filho único que era. Deu o primeiro recital público aos 12 anos, ao qual se seguiram vários lugares no pódio de concursos como o Tchaikovsky e o Rubinstein, entre outros, antes da vitória na competição Chopin.

Seong-Jin Cho mudou-se para Paris em 2012 para estudar com Michel Béroff, no Conservatório local, onde se graduou em 2015. O pianista vive actualmente em Berlim.