Portugueses doaram mais de 2200 toneladas de alimentos
Campanha do Banco Alimentar contra a Fome continua até dia 10 na Internet e com a oferta de vales.
Os portugueses doaram mais de 2200 toneladas de alimentos nos três dias da Campanha do Banco Alimentar contra a Fome que este ano decorreu sob o lema “É bom saber que ainda há desejos que podemos tornar realidade”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os portugueses doaram mais de 2200 toneladas de alimentos nos três dias da Campanha do Banco Alimentar contra a Fome que este ano decorreu sob o lema “É bom saber que ainda há desejos que podemos tornar realidade”.
Isabel Jonet, presidente do banco alimentar, disse ao PÚBLICO que, “mais uma vez, os portugueses mostraram ser de uma grande generosidade”. “Num ano particularmente difícil para todos quantos estiveram envolvidos nos incêndios de Verão e Outono, os portugueses demonstraram uma enorme generosidade e solidariedade”, afirmou Isabel Jonet.
No primeiro dia de recolha de alimentos, sexta-feira, foram doadas 421 toneladas de bens, no segundo 1047 toneladas e ontem, até às 19h, já tinham sido recolhidas mais 200 toneladas. O balanço final totaliza 2200 toneladas, segundo a actualização feita já na madrugada desta segunda-feira.
Os voluntários do banco alimentar, cerca de 42 mil, estiveram em todos os supermercados das 21 zonas do país onde os bancos estão instalados, mas a operação vai continuar até ao próximo dia 10, com os portugueses a poderem participar no canal online em alimentestaideia.pt e com vales disponíveis em supermercados e nos postos de combustível da BP.
“Os portugueses que vieram às compras”, acrescentou, “partilharam mais uma vez parte daquilo que compram para a sua casa com os mais pobres da sua região”. “Há pessoas carenciadas que vão ter, além da ajuda diária, um cabaz de Natal, porque houve outros que se preocuparam”, salientou.
O Banco Alimentar contra a Fome distribui todos os dias cerca mais de 105 toneladas de alimentos nos 21 bancos do país, apoiando uma rede de 2645 Instituições, que fazem chegar a ajuda alimentar a perto de 420 mil pessoas.
Na recolha de alimentos feita antes do Natal do ano passado, foram doadas mais de duas mil toneladas de alimentos e na última campanha, realizada em Maio, foram recolhidas mais de 1800 toneladas.