Pearl Jam regressam a Portugal para serem cabeças de cartaz do Nos Alive 2018
Banda de Seattle é a mais recente confirmação para o festival onde actuaram pela primeira vez em 2007.
Os Pearl Jam vão regressar a Portugal após oito anos de ausência para um concerto no festival Nos Alive, a 14 de Julho, informou a organização. Regressam para o 10.º aniversário do evento, depois de terem estado presentes na sua edição inaugural.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os Pearl Jam vão regressar a Portugal após oito anos de ausência para um concerto no festival Nos Alive, a 14 de Julho, informou a organização. Regressam para o 10.º aniversário do evento, depois de terem estado presentes na sua edição inaugural.
A banda estreou-se em Portugal há 21 anos, com dois concertos no Pavilhão Dramático de Cascais (entretanto demolido) em Novembro de 1996 com No Code, o seu quarto álbum de estúdio, na bagagem. Regressariam, já para promover o álbum Binaural, ao Estádio do Restelo em 2000. Em Setembro de 2006, os Pearl Jam voltam para ocupar e esgotar por duas noites o então Pavilhão Atlântico, agora Altice Arena, em rota promocional do seu disco homónimo. Em 2007, estrearam então o festival Alive, cujo nome coincide com a sua mais reconhecível canção, do álbum de estreia Ten, para em 2010 bisarem no mesmo recinto do Passeio Marítimo de Algés - foi ali que avisaram, em plena crise económica, que estariam ausentes durante algum tempo de um país que, durante um punhado de anos, integrava regularmente as suas digressões europeias.
O vocalista, Eddie Vedder, que entretanto desenvolvia uma carreira a solo, esteve por duas vezes nos palcos portugueses desde então, primeiro no festival Sudoeste em Agosto de 2012 e, depois, numa noite de chuva e problemas da organização no Super Rock Super Bock no Meco, em 2014. Os bilhetes já se encontram à venda e a banda anunciou em simultâneo uma digressão europeia de 14 datas que passa por festivais como o de Werchter (Bélgica), o Mad Cool (Madrid) ou o Pinkpop (Holanda) mas também algumas datas a solo em cidades como Amesterdão, Londres, Berlim ou Praga. A tour termina em Lisboa.
O grupo, que conta com dez álbuns de estúdio e centenas de gravações de concertos ao vivo, era há anos centro de rumores quanto ao seu regresso aos palcos portugueses. Entre os nomes já confirmados para a edição de 2018 do Nos Alive, num ano em que também o festival bienal Rock in Rio integra o alinhamento de festivais, estão os Queens of Stone Age, os National (ambos dia 13 de Julho) e os Real Estate (14 de Julho).