Um livro para inspirar todas as famílias a fazerem A Viagem
Casal português viajou pelo mundo durante oito meses com três filhos. Agora lançam um livro a contar a aventura e ajudam famílias a montar sonhos à medida através da agência de viagens que fundaram.
“Um dia despeço-me e vou viajar pelo mundo” — quem nunca sonhou com esta frase que atire a primeira pedra, quem acha que é uma aventura que só os outros concretizam que atire duas. Pois no caso de André Carvalho e Carolina Quina, um casal com três filhos menores, despediram-se os dois e foram mesmo viajar pelo mundo, com Leonor, de oito anos, Pedro, com cinco anos, e André Maria, 17 meses.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Um dia despeço-me e vou viajar pelo mundo” — quem nunca sonhou com esta frase que atire a primeira pedra, quem acha que é uma aventura que só os outros concretizam que atire duas. Pois no caso de André Carvalho e Carolina Quina, um casal com três filhos menores, despediram-se os dois e foram mesmo viajar pelo mundo, com Leonor, de oito anos, Pedro, com cinco anos, e André Maria, 17 meses.
Partiram há cerca de um ano, andaram oito meses a viajar pela Ásia e pela Oceânia, e regressaram não apenas para contar a história — a deles foi publicada na quarta feira, com o lançamento do livro A Viagem, na editora Livros do Horizonte — mas também para ajudar outras famílias a partir à aventura. André e Carolina abriram uma agência de viagens em Sintra, a Blue Olive, e ajudam os clientes a organizar a viagem à medida dos seus interesses. “[Neste momento ] estamos a organizar uma viagem de uma família com quatro filhos pequenos que vai viajar durante um mês e meio, e vai passar por alguns dos sítios (alguns deles bem remotos) que nós também passámos”, conta André Carvalho.
A Viagem de Carolina e André, de Leonor, Pedro e André Maria passou pela Tailândia, pela Austrália e pela Tasmânia, pela Nova Zelândia, por Bali, Vietname, Hong Kong, Macau, China e Japão até regressarem, de novo, a Portugal. Percebe-se que a família fale de “A” Viagem, com uma expressiva letra maiúscula, como se esta fosse a mãe de todas as viagens, aquela a partir da qual nada fica como antes. André Carvalho confirma: “Uma viagem destas permite-nos ver a nossa vida em perspectiva, é uma transformação que só se percebe no momento em que regressamos. Não tenho dúvidas que estamos muito diferentes desde que voltámos.” E o que aprenderam? “Que o mais importante de viajar são as pessoas que conhecemos em cada sítio e não o sítio em si, aprendemos que de facto não precisamos de muito para ser felizes, normalmente os momentos mais simples são os melhores.”
Algumas aventuras desta família foram sendo contadas no blogue Blue Olive, ou nas páginas da revista electrónica New in Town, onde André e Carolina assinavam uma crónica quinzenal. Mas os textos que estão publicados em livro são quase todos originais, para contar os desafios, as surpresas, o melhor e o pior de viajar pelo mundo em família. O livro não se destina apenas a famílias mas a todos os que gostam de viajar e ambicionam trilhar o mundo. E o facto de já existirem filhos não é desculpa — é incentivo.
Os pequenos Leonor, Pedro e André Maria participaram activamente na construção deste livro — e nele será possível encontrar alguns textos e muitos desenhos. O pai fala por eles, referindo que o que mais gostaram nesta longa viagem, à parte de estarem sempre com os pais, foi o de verem animais que nunca tinham visto. “Estivemos quase sempre em sítios com muitos animais selvagens por todo o lado. Esse contacto permanente foi o que os marcou mais. Por outro lado, também estivemos em alguns locais com bastante poluição, foi algo que também os marcou bastante, pois não percebiam como era possível haver sítios onde o lixo está espalhado por todo o lado. Várias vezes passavam parte do dia a recolher lixo nas praias, por exemplo”, relata.
O livro não pretende ser um guia exaustivo sobre como preparar uma viagem deste género — apesar de conter dicas, são umas dez páginas com este tipo de informação. “São apenas alguns extras e não o essencial do livro”, relata André Carvalho.
No caso da família Blue Olive, a preparação da viagem levou cerca de três ou quatro meses e quando saíram de Portugal, em Outubro de 2016, tinham marcado apenas um primeiro mês e meio de viagem. “Depois a nossa ideia foi ir tentando marcar com cerca de um mês de antecedência os próximos sítios, mas por vezes marcámos de véspera ou apenas uns dias antes”, explica André. Fizeram algumas alterações ao plano inicial da viagem, mas no geral foram a todos os sítios que queriam ir e na altura que tinham previsto. Dificuldades inesperadas? Não houve. “Nada mais grave, para além de uma cabeça partida em Bali do nosso filho mais novo André.”
Outras viagens em família
Menina Mundo
Ganhou o prémio da BTL de Melhor Blogue pessoal de viagens em 2016. O blogue “Menina Mundo” relata as histórias de Mia, a menina a quem os pais Nelson Paiva e Miriam Pina quiseram dar um pouco do mundo. Foram mais de seis meses de viagem, quase sempre pela Ásia. O regresso já se deu há mais de um ano, mas ainda há histórias inéditas que vão sendo contadas no blogue.
meninamundo
Diário da Pikitim
A viagem desta família já tem cinco anos, a idade que tinha então a Pikitim. Numa viagem à volta do mundo, os pais contaram aqui na Fugas como é o mundo visto pelos olhos de uma criança. Os textos estão todos guardados no blogue, onde também há alguns vídeos e muitos desenhos. Sim, a Pikitim tinha um diário.
pikitim
Viajar em família
Porque nem só de viagens à volta do mundo se fazem viagens em família, e porque pode haver aventura e diversão em viagens perto do quintal lá em casa, Joana Baptista partilha no seu blogue a experiência que acumulou em viagens com os seus dois filhos rapazes nos últimos 15 anos.
viajaremfamilia