Parpe, o “Airbnb dos carros”, chegou a Portugal
Plataforma online está a funcionar desde o início do mês e permite que se registe uma viatura que pode ser alugada a outros utilizadores
A plataforma online Parpe, que se assume como o Airbnb dos carros por facilitar o aluguer de automóveis, está a funcionar desde o início do mês em Portugal e pretende facturar meio milhão de euros em 2018. Tal como no Airbnb se podem registar casas que são depois arrendadas a outras pessoas, através da Parpe um utilizador pode registar uma viatura que pode depois ser alugada a outros utilizadores.
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A plataforma online Parpe, que se assume como o Airbnb dos carros por facilitar o aluguer de automóveis, está a funcionar desde o início do mês em Portugal e pretende facturar meio milhão de euros em 2018. Tal como no Airbnb se podem registar casas que são depois arrendadas a outras pessoas, através da Parpe um utilizador pode registar uma viatura que pode depois ser alugada a outros utilizadores.
Fundada em 2013 em São Paulo, no Brasil, a Parpe está presente em quase todos os estados brasileiros e chegou no início de Novembro a Portugal, país que será a porta de entrada da empresa na Europa. Neste momento, são já várias as opções de viaturas de diferentes marcas disponíveis em locais como Lisboa, Porto, Algarve, Alentejo e Açores. Para colocar um carro na plataforma, os proprietários têm de assegurar que os veículos têm menos de 15 anos, menos de 200 mil quilómetros e um valor comercial inferior a 75 mil euros. Depois, têm de registá-lo, dando informações como a indicação das características das veículos e dos seguros e coberturas, dados que são acompanhados por fotografias.
O preço por dia (o mínimo para reserva, não havendo um período máximo) é definido pelos proprietários, sendo que a Parpe apenas "faz a sugestão do preço", através de um algoritmo que é gerado aquando da introdução dos dados. "Como no Airbnb, quando colocamos uma casa [na plataforma] também definimos o preço", apontou Fábio Alves, o responsável da Parpe para Portugal, em declarações à Lusa.
À Parpe, os proprietários terão de dar uma comissão de 20% por serviço. Já para alugar um carro, o utilizador deve ter conta activa no Facebook, rede social que está interligada com a plataforma, ter mais de 21 anos, ter carta há mais de dois anos e cartão de crédito. De acordo com Fábio Alves, as vantagens para os utilizadores centram-se no preço, que é "até 30% mais barato" face às restantes formas de reservar carros e no facto de ter uma alternativa ao mercado convencional.
Por seu lado, o proprietário "tem ali uma oportunidade negócio", podendo rentabilizar, por exemplo, um veículo que não usa. Fábio Alves apontou ainda que estes proprietários podem não ser apenas privados, mas também empresas, que têm frotas de carros sem utilização. Preferindo não falar dos valores do investimento no país, Fábio Alves apontou como metas chegar aos 500 carros de particulares e empresas registados na plataforma e de ali colocar soluções de renting, isto é, aluguer de carros na forma convencional, ambas ainda este ano.
Em 2018, a empresa pretende "ter um volume de vendas na área do peer to peer [directamente do proprietário para o utilizador] de cerca de meio milhão de euros" e recrutar 35 pessoas em Portugal, estipulou. Também para o próximo ano está previsto o lançamento da aplicação móvel associada ao site, bem como a expansão para outros países europeus, como Espanha. Fora da Europa, a Parpe quer chegar ao estado da Flórida, nos Estados Unidos.