Neste Natal, presenteie quem mais gosta e ajude quem mais precisa
E porque Natal é sinónimo de solidariedade, compre presentes originais para a toda a família e apoie associações, instituições, pessoas e animais.
Porque o Natal é sinónimo de solidariedade, há presentes que, quando comprados, parte do seu valor pode reverter para associações e instituições que ajudam pessoas e animais. Dos hipermercados às marcas de beleza, muitos são os que aproveitam esta altura para, com a ajuda dos consumidores, apoiarem algumas causas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Porque o Natal é sinónimo de solidariedade, há presentes que, quando comprados, parte do seu valor pode reverter para associações e instituições que ajudam pessoas e animais. Dos hipermercados às marcas de beleza, muitos são os que aproveitam esta altura para, com a ajuda dos consumidores, apoiarem algumas causas.
A Missão Continente (o PÚBLICO faz parte do mesmo grupo que os hipermercados, a Sonae) lançou no passado dia 15 uma caneca (3 euros) e uma caixa de bombons (4 euros), que reverte um euro a favor de projectos relacionados com a alimentação saudável, o combate ao desperdício alimentar e a inclusão social.
Já a Body Shop associou-se ao projecto Peace Alert da International Alert que recorre a actividades recreativas para ajudar crianças refugiadas a lidarem com o trauma e a compreenderem as experiências que viveram durante os conflitos. Esta campanha solidária tem como principal objectivo a doação de mais de 280 mil euros, para apoiar um projecto no campo de refugiados de Shatila, em Beirute, no Líbano.
Para ajudar basta comprar presentes sazonais desta marca ou o calendário de Advento, que lhe oferece diariamente um produto e que sugere uma actividade solidária para realizar nesse dia.
E porque rir é o melhor remédio, a Operação Nariz Vermelho propõe um jogo de tabuleiro (9,99 euros) desenvolvido em parceria com a Science4you. Através de várias tarefas, questões e actividades, o jogo Rir é o Melhor Remédio!, faz os jogadores percorrerem um percurso pelo hospital e cumprir um objectivo: receitar alegria.
Mas esta ONG não se fica por aqui e pensou noutros presentes que ajudam as crianças dos hospitais a sorrir novamente. No site da Nariz Vermelho estão disponíveis o livro A Vida Tem Muita Pinta (5 euros), a Colectânea de Músicas dos Doutores Palhaços: Ai Senhores Doutores (4 euros), entre outros.
Se acredita que está literalmente na hora de ajudar, pode optar por um relógio solidário, o Swatch Docinho (50 euros), que tem como missão angariar bens de primeira necessidade para os bebés e crianças da Ajuda de Berço, associação que desde 1998 recebe crianças desprotegidas, em Lisboa, e que a Swatch tem sido parceira há já alguns anos.
Caso seja distraído, junte ao relógio a Agenda Solidária IPO 2018 (12,50 euros) e contribua para a construção da nova Unidade de Transplante de Medula do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil. Encontre-a no site da editora Livros Horizonte.
Para os mais graúdos, o livro Toda a Esperança do Mundo, com fotografias de Alfredo Cunha e texto de Luís Pedro Nunes, tem o preço de 39,90 euros dos quais serão doados à AMI dois euros.
E como todos os anos a Sephora cria uma mascote solidária, este ano, lançou a raposa encantada, que funciona como luz de presença. Os lucros da venda deste artigo revertem na totalidade a favor da “Toutes à L’Ecole”, uma associação apoiada pela Sephora desde 2011, empenhada na escolarização e educação das meninas do Camboja. Custa 13,95 euros.
A Calzedonia, juntamente com a RFM, apresentam a campanha Natal a Meias, um projecto que visa apoiar o trabalho da instituição sem fins lucrativos Comunidade Vida e Paz.
A marca produziu 120 mil pares de meias exclusivamente para esta iniciativa, pelo que estarão disponíveis quatro produtos: um para mulher, um para homem, um para menina e outro para menino.
A campanha decorre entre os dias 23 de outubro e 25 de dezembro em todas as lojas Calzedonia do país.
O custo é de cinco euros por cada par de meias, sendo que metade do valor reverterá para a Comunidade Vida e Paz.
Já a campanha solidária Natal multipatas, criada em parceria com a Purina, tem como objectivo garantir que todos os amigos de quatro patas também recebem presentes. Com esta é possível apoiar a instituição de solidariedade SOS ANIMAL Portugal, através da angariação de ração para cães e gatos abandonados. As participações deverão ser feitas através do site.
Veja o guia de compras completo da Culto aqui.
Texto editado por Bárbara Wong