Black Friday: o guia para ver antes de traçar a rota
O maior dia de compras do ano chega esta sexta-feira e algumas lojas já começaram a fazer descontos.
Para quem não vive nos Estados Unidos, o final desta semana será provavelmente como qualquer outro. O facto de o Dia de Acção de Graças e subsequente feriado, na sexta-feira, não serem celebrados em outras partes do mundo não significa que a Black Friday seja menos do que o maior dia de compras do ano, em que lojas e marcas batalham por conseguir oferecer os melhores preços, na corrida aos presentes de Natal.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Para quem não vive nos Estados Unidos, o final desta semana será provavelmente como qualquer outro. O facto de o Dia de Acção de Graças e subsequente feriado, na sexta-feira, não serem celebrados em outras partes do mundo não significa que a Black Friday seja menos do que o maior dia de compras do ano, em que lojas e marcas batalham por conseguir oferecer os melhores preços, na corrida aos presentes de Natal.
O termo e a origem do evento, que hoje pode ser considerado mundial, tem diferentes interpretações – como tantos outros da cultura popular. De acordo com o canal História, aquela que corresponde à realidade está relacionada com a polícia e a cidade de Filadélfia. A expressão começou a ser usada nos anos 1950 para descrever o dia de caos depois da Acção de Graças, em que os turistas invadiam a cidade em antecipação de um grande jogo que acontecia no sábado e o departamento da polícia teve de trabalhar ainda mais – em vez de tirar folga como o resto da população, a gerir o trânsito.
No entanto, reconhece ainda o canal americano, tornou-se mais popular a história de que a Black Friday tinha ganho o seu nome a partir das práticas contabilísticas dos negócios, que "depois de um ano a ter perdas – registadas a encarnado –, passavam daí até ao Natal a ter lucros, registados a preto".
De qualquer forma, o termo só se espalhou pelo país inteiro "algures no final da década de 1980", sendo que os vendedores conseguiram transformar a conotação negativa de Black Friday em algo positivo. Mais recentemente, o dia de compras começou a espalhar-se para outras partes do mundo, inclusive Portugal, onde várias marcas têm preparados descontos até 70%. A Culto reuniu algumas delas, para ajudar a navegar na confusão.
Até 70%
Hawkers: Todas as marcas do grupo – Hawkers, Wolfnoir, NorthWeek, Miss Hamptons e Bratleboro – até 70% de desconto no site, entre os dias 14 e 28 de Novembro.
Asos: A loja de roupa online vai ter descontos até 60% na sexta-feira.
C&A: A marca de roupa anunciou até 70% de descontos nos seus artigos
Até 50%
Fred Perry: A marca britânica conhecida pelos seus polos vai oferecer até 30% de desconto em loja durante a sexta-feira. Os descontos continuam no fim-de-semana, até 20%.
La Redoute: Na loja online, vai encontrar todos os artigos – homem, mulher, criança e decoração – a 50% de desconto até domingo, 26 de Novembro.
Zaful: A loja de roupa já é conhecida pelos seus preços competitivos e de 24 a 29 de Novembro vai ter até 40% de desconto em artigos seleccionados.
Toys "R" Us: A loja de brinquedos anunciou descontos até 50% em milhares de produtos.
Continente: O Continente online vai ter descontos até 50% a começar na sexta-feira e durante todo o fim-de-semana. São mais de 1500 artigos a preço reduzido, entre brinquedos, decoração de Natal e linha Kasa.
Até 30%
Natura: Durante a semana inteira, a Natura oferece 20% de desconto na compra de um artigo e 30% na compra de dois ou mais.
The Body Shop: A marca de cosmética vai oferecer 30% em toda a loja entre os dias 23 e 26 de Novembro. Nos quatro outlets da Body Shop poderá ainda encontrar todos os artigos a 20% de desconto.
Até 20%
H&M: Na sexta-feira, todos os produtos estarão com 20% de desconto, nas lojas (excepcionalmente abertas a partir das 9h) e online. Até 26 de Novembro em qualquer compra em loja, a H&M irá oferecer um voucher no valor de 5 euros, que poderá ser utilizado na semana seguinte (de 27 de Novembro a 3 de dezembro) em compras a partir dos 30 euros.
Seaside: A marca de sapatos vai ter 20% de desconto directo em todos os artigos. Os descontos da Black Friday continuam pelo fim-de-semana adentro.
Aldo: Todos os sapatos, malas e acessórios estarão à venda nas lojas e site com um desconto adicional de 20%
Friendly Fire: A marca de calçado portuguesa irá oferecer, em artigos seleccionados, descontos na ordem dos 20%.
Freakloset: Há desconto de 25% em toda a colecção. Ao subscrever a newsletter Freakloset no site da marca até ao dia 22 de Novembro recebe um dia extra de Black Friday, “early access” no dia 23 e um par de meias com o seu monograma bordado, na compra de uns sapatos Freakloset durante o dia 23 de Novembro.
Urban Outfitters: Os membros do programa de fidelização da Urban Outfitters recebem 20% de desconto em todos os artigos na sexta-feira.
Perfumes & Companhia: A loja de artigos de beleza vai ter descontos de 20% a 35% em artigos seleccionados nas lojas, durante sexta-feira e sábado. O site da marca vai estar com descontos de 20% em todos os artigos até esta quarta-feira, 22 de Novembro.
Veja ainda
Ryanair: A companhia aérea low cost anunciou que tem cem mil voos a partir dos 4,89 euros para destinos como Paris e Londres (19,99 euros). Mas não se esqueça que esta foi a empresa que cancelou centenas de voos em Setembro e Outubro.
MB Way: Os utilizadores do MB Way vão poder usufruir de um desconto adicional de 10% sobre todos os descontos em parceiros seleccionados (como Fnac, Jumbo e Bertrand) se escolherem efectuar o pagamento das suas compras com o número de telemóvel associado ao serviço (até um valor acumulado de 500 euros nas várias lojas). A campanha irá decorrer entre as 0h e as 23h59 do dia 24 de Novembro. Pode consultar todas as informações e comerciantes aderentes à campanha no site.
Sephora: A loja tem descontos de 23 a 29 de Novembro. Há perfumes de 100ml ao preço de 50ml, promoções "leve 3 pague 2" na marca Sephora e dois coffrets com best-sellers a um valor promocional de 29,95 euros, entre outras ofertas especias.
Kiko: De segunda-feira até domingo, dia 26 de Novembro, a Kiko oferece, na compra de três produtos, outros três. Veja como aderir no site.
Sephora: A loja de cosméticos anunciou que vai ter descontos da Black Friday, mas ainda não revelou quais.
Primark: Da mesma forma, também a loja de roupa vai ter descontos em artigos seleccionados em loja.
Topshop: A marca de roupa britânica sugere aos clientes que assinem uma newsletter para serem informados assim que forem avançadas as primeiras informações acerca dos descontos deste ano em vestidos, sapados, casacos e calças de ganga.
Cyber Monday
Óptica Boavista: Durante a segunda-feira, os artigos de loja vão estar a 20% e desconto.
Pelcor: A marca de artigos de cortiça vai oferecer 20% de desconto em artigos seleccionados.
Rituals: A marca de beleza vai ter produtos a 20% de desconto, em loja e no site. Na Cyber Monday, todos os produtos comprados pela Internet terão este desconto.