O NY Portuguese Short Film Festival está à espera da tua “curta”
Inscrições para o festival de curtas metragens já estão abertas. Podem concorrer todos os realizadores portugueses que, nos últimos três anos, tenham produzidos filmes com menos de 18 minutos
Já estão abertas as inscrições para a oitava edição do New York Portuguese Short Film Festival, promovido pelo Arte Institute em Maio do próximo ano em Nova Iorque.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Já estão abertas as inscrições para a oitava edição do New York Portuguese Short Film Festival, promovido pelo Arte Institute em Maio do próximo ano em Nova Iorque.
O festival de curtas metragens portuguesas foi o primeiro certame de cinema português nos Estados Unidos. No próximo ano, vai decorrer em dois espaços emblemáticos da cidade de Nova Iorque: o centro cultural Lincoln Center e o Tribeca Film Center.
"[O festival] nasceu da necessidade de mostrar o cinema contemporâneo português no estrangeiro e de mostrar o melhor trabalho de uma nova geração de cineastas portugueses", explica o Arte Institute em comunicado. Nos últimos anos, o festival chegou a 19 países, incluindo Brasil, Austrália, China, Alemanha, Reino Unido, Angola, África do Sul, Moçambique ou Canadá. Desta forma, garante a organização, o evento "amplificou largamente o universo de espectadores do cinema português".
Podem concorrer ao festival todos os realizadores portugueses, residentes no país ou no estrangeiro, que tenham produzido filmes com menos de 18 minutos de duração nos últimos três anos. As candidaturas serão seleccionadas e submetidas à apreciação de um júri composto por figuras do meio cinematográfico português, brasileiro e norte-americano.
O período de inscrições decore até 1 de Março de 2018. Não há um limite para o número de filmes que serão mostrados, sendo os critérios de escolha "o gosto pessoal do júri, a originalidade da história e a forma como foram filmados." O regulamento e o formulário para submissão de candidaturas podem ser encontrados em aqui.