Um calendário solidário para mostrar que "o corpo é apenas o acessório de um espírito jovem"

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos juntou 30 idosos para um calendário onde se tenta desmontar mitos sobre a vida num lar.

Fotogaleria

Na praia, a apoiar a selecção nacional ou mesmo num encontro romântico. Para celebrar o mês do idoso, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos apresentou esta segunda-feira um calendário solidário que reúne três dezenas de idoso fotografados em exemplos de envelhecimento activo. "Queriamos chegar à comunidade e marcar a diferença", conta Sofia Miranda, uma das responsáveis pelo projecto.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na praia, a apoiar a selecção nacional ou mesmo num encontro romântico. Para celebrar o mês do idoso, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos apresentou esta segunda-feira um calendário solidário que reúne três dezenas de idoso fotografados em exemplos de envelhecimento activo. "Queriamos chegar à comunidade e marcar a diferença", conta Sofia Miranda, uma das responsáveis pelo projecto.

"O calendário por si só não é uma novidade, contudo a diferença está no facto de neste calendário se conseguir ligar os adjectivos sexy, arrojado e ousado à palavra idoso. Queriamos mostrar o outro lado da terceira idade", acrescenta ao Culto. 

A psicóloga da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos afirma que a "desmitificação do lar" foi outro dos objectivos da iniciativa. "Queremos mostrar à comunidade que os idosos não vêm para o lar só para comer e dormir, já que eles têm capacidade para realizar projectos originais e arrojados, tal como este."

Ao longo de várias fotografias, os 30 modelos, utentes de cinco lares que a Santa Casa tem em Barcelos, dão forma ao tema do projecto e mostram que "o corpo é apenas o acessório de um espírito jovem”, diz a responsável.

Entre os fotografados, com 68 anos, Jorge Barbosa é o mais novo. Já Eugénia Almeida, com 100 anos, prova que a idade não é obstáculo para participar em iniciativas como esta. "Inicialmente estavam bastante tímidos, mas acabaram por nos surpreender pela positiva. Riram, brincaram e foram, sobretudo, muito originais", lembra Sofia Miranda.

Apesar da brincadeira durante o making of, a psicóloga conta que na apresentação desta segunda-feira, "alguns dos modelos acabaram por se emocionar" ao ver o resultado final.

Durante a apresentação foram vendidos mais de 50 exemplares, o que leva a organizadora a admitir que, "se as vendas se mantiverem a este ritmo", será lançada "uma segunda edição com mais 500 exemplares". O preço de cada calendário, três euros, "é simbólico" e reverte a favor dos lares para "realizar sonhos" como viajar.

Texto editado por Pedro Guerreiro