Dois atentados fazem pelo menos 22 mortos na Somália
Dois carros-bomba, em dois locais da capital Mogadíscio, fizeram ainda dezenas de feridos. O número de mortos deverá aumentar.
Dois atentados com carros-bomba em duas zonas de Mogadíscio, capital da Somália, vitimaram pelo menos 22 pessoas e feriram dezenas, deu conta a polícia local, citada pela Reuters.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Dois atentados com carros-bomba em duas zonas de Mogadíscio, capital da Somália, vitimaram pelo menos 22 pessoas e feriram dezenas, deu conta a polícia local, citada pela Reuters.
A primeira explosão ocorreu numa zona da cidade próxima a edifícios governamentais, hotéis e restaurantes, tendo destruído vários prédios e veículos.
“Sabemos que pelo menos 20 civis estão mortos enquanto dezenas de outros ficaram feridos”, disse Abdullahi Nur, agente da polícia presente no local.
“O número de mortos vai aumentar com certeza. Ainda estamos ocupados a transportar as vítimas”, explicou, acrescentando que existem corpos debaixo dos escombros.
Cerca de duas horas depois, ocorreu uma segunda explosão no distrito de Madina em Mogadíscio. “Foi um carro-bomba. Dois civis morreram”, informou Siyad Faram, major da polícia, à Reuters, revelando ainda que um suspeito de ter colocado os explosivos foi capturado pelas autoridades.
Ainda não houve reivindicação de qualquer grupo em relação a este duplo atentado, no entanto, o grupo Al-Shabaab tem realizado vários ataques nos últimos tempos. Esta milícia, aliada da Al-Qaeda, tem como objectivo fazer cair o Governo local apoiado pelas Nações Unidas e pelos seus aliados africanos, de forma a impor a lei da sharia e a sua ultraconservadora interpretação da lei islâmica.