Cerca de 100 painéis informativos da Carris não estão a funcionar

As obras na cidade levaram a que muitas paragens e respectivos painéis mudassem de sítio. Empresa de autocarros garante que estão a ser reactivados.

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Os painéis informativos começaram a ser instalados em 2001 António Borges

Quando as obras no Cais do Sodré terminaram, em Abril, quase todas as paragens de autocarros das redondezas tinham mudado de sítio. Os painéis digitais informativos, onde se diz quanto tempo falta para a chegada do próximo veículo, foram a reboque. Só que, apesar de já ter passado quase meio ano desde o fim dos trabalhos, esses painéis ainda não voltaram a funcionar.

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Quando as obras no Cais do Sodré terminaram, em Abril, quase todas as paragens de autocarros das redondezas tinham mudado de sítio. Os painéis digitais informativos, onde se diz quanto tempo falta para a chegada do próximo veículo, foram a reboque. Só que, apesar de já ter passado quase meio ano desde o fim dos trabalhos, esses painéis ainda não voltaram a funcionar.

Perto de 100 painéis estão desligados actualmente em toda a Lisboa. As contas são do PÚBLICO, com base nas informações transmitidas pela assessoria de imprensa da Carris. A transportadora diz que tem “cerca de 350 painéis” e que “mais de 250 estão operacionais”.

“O não funcionamento dos restantes painéis deve-se às intervenções de requalificação que decorreram no último ano e meio na cidade de Lisboa, e que incluíram, por exemplo, uma recolocação de algumas paragens de autocarros”, explica a Carris. Por isso, a situação não se verifica só no Cais do Sodré. Em vários outros locais da cidade os passageiros podem olhar para os ecrãs amarelos, mas apenas vão encontrar frustração.

“Esses painéis que sofreram alterações de local encontram-se em processo de reactivação e aguardam a respectiva certificação energética”, assegura a Carris, sem se comprometer com datas. A transportadora garante que “está a desenvolver todos os esforços para que seja restabelecido o funcionamento de todos o mais rapidamente possível”.

Além dos painéis informativos, que começaram a ser instalados em Abril de 2001, é possível saber quando passa o próximo autocarro através de SMS, e-mail e aplicações para smartphone, sem contar com os tradicionais horários em papel afixados nas paragens. Estes últimos e os painéis digitais são os únicos meios gratuitos – as mensagens escritas são pagas, os dados móveis também. A Carris está a trabalhar numa aplicação própria para smartphones há alguns meses (as que existem são de outras entidades). O projecto está “em testes” e será apresentado publicamente “em breve”.

A criação desta aplicação foi uma das medidas que a Câmara Municipal de Lisboa incluiu no pacote de 80 milhões de euros que vão ser investidos na empresa até 2019. A maior fatia desse bolo, cerca de 61 milhões, será canalizada para a compra de 250 novos autocarros e para a contratação de 200 motoristas. Prevê-se que os investimentos mais avultados se realizem em 2018 e 2019, uma vez que este ano o valor alocado pela autarquia à Carris foi de 12,4 milhões.