A Terra Treme em Portugal na próxima sexta-feira 13
Protecção Civil leva a cabo mais um exercício público de sensibilização para o risco sísmico.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) leva a cabo no próximo dia 13 mais um exercício público de sensibilização para o risco sísmico denominado A Terra Treme.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) leva a cabo no próximo dia 13 mais um exercício público de sensibilização para o risco sísmico denominado A Terra Treme.
Esta é quinta edição do exercício, que decorre no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, e visa chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância “de comportamentos simples que os cidadãos devem adoptar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas”.
O Terra Treme terá lugar às 10h13 em todo o país e durará apenas um minuto. Nesse período, os cidadãos ou grupos de cidadãos que aderirem à iniciativa são convidados pela ANPC a executar “três gestos que salvam” em caso de sismo: “baixar, proteger e aguardar”.
“Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem”, diz a ANPC, convidando os cidadãos a registarem-se no seu site para poder acompanhar alguns dos exercícios.
“Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco”, alerta a ANPC.
Embora a iniciativa vise abranger todos os cidadãos, os organizadores voltam a colocar especial enfoque na comunidade educativa mais jovem, especialmente os alunos do ensino básico, “por ser um segmento da população muito receptivo e permeável à mensagem subjacente à iniciativa”, e que “altera mais facilmente comportamentos e atitudes face ao risco, bem como demonstra capacidade de influenciar, por via do contacto com os mais velhos, mudanças idênticas noutros segmentos e grupos da população”.
Esta é a quinta edição do Terra Treme, uma organização conjunta ANPC, Direcção-Geral da Educação, a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).