Primeiro casamento gay da Alemanha celebrado em Berlim

Dezenas de casais do mesmo sexo casaram este domingo, o dia em que entrou em vigor a lei aprovada em Julho.

Fotogaleria

Bodo Mende e Karl Kreile foram o primeiro casal do mesmo sexo a casar na Alemanha. A cerimónia civil realizou-se em Berlim.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Bodo Mende e Karl Kreile foram o primeiro casal do mesmo sexo a casar na Alemanha. A cerimónia civil realizou-se em Berlim.

A lei do matrimónio entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor este domingo, depois de ter sido aprovada a 30 de Julho por 339 votos a favor e 225 contra, graças a um acordo político entre social-democratas, verdes, esquerda e alguns democratas-cristãos.

"Finalmente deixámos de ser um casal de segunda classe", disse Menda.

Desde que a lei foi aprovada, os registos civis de Berlim, Hamburgo e Franqueforte foram inundados de pedidos de casamento - muitos pares queriam ser o primeiro casal gay a casar. Essa pressão levou os registos civis a cederem nas regras rígidas da burocracia de não abrir em horário fora do habitual - abriram a um domingo e em Hamburgo casaram-se vários casais do mesmo sexo. 

Mende e Karl Kreile sublinharam que este foi um passo importante na Alemanha e que o Estado deve continuar a lutar contra a homofobia e pela igualdade de direitos.