Furacão Irma, um dos “mais intensos” de sempre, atinge ilha de Barbuda
Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Cuba estão na rota do furacão de categoria 5, que deverá chegar depois aos EUA.
O furacão Irma tocou terra nesta terça-feira na ilha de Barbuda, nas Caraíbas, anunciou o Centro de Furacões dos Estados Unidos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O furacão Irma tocou terra nesta terça-feira na ilha de Barbuda, nas Caraíbas, anunciou o Centro de Furacões dos Estados Unidos.
O “olho” do ciclone passou sobre Barbuda pelas 2h (7h em Lisboa), acompanhado por ventos que chegaram aos 295 quilómetros por hora, indicou.
O Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) mantém o Irma em categoria 5, o nível mais elevado de classificação de furacões.
O furacão encaminha-se agora na direcção de Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Cuba, sendo esperado na Florida no fim-de-semana.
Segundo o meteorologista John Morales, o Irma é “um dos furacões mais intensos de toda a história”.