Google apresenta Android com nome de bolacha
Android 8.0 Oreo permite ter duas aplicações abertas no ecrã.
A tradição continua: depois de Nougat, Marshmallow, KitKat e Lollipop, a nova versão do sistema operativo Android chega com o nome Oreo, a marca das conhecidas bolachas-sanduíche com mais de meio século de existência.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A tradição continua: depois de Nougat, Marshmallow, KitKat e Lollipop, a nova versão do sistema operativo Android chega com o nome Oreo, a marca das conhecidas bolachas-sanduíche com mais de meio século de existência.
O sistema operativo foi apresentado nesta segunda-feira, num lançamento feito para coincidir com o eclipse solar.
O Android é o sistema para telemóveis mais usado em todo o mundo e novas funcionalidades têm o potencial para afectar a forma como milhões de pessoas virão a usar os aparelhos. No entanto, o sistema não é disponibilizado para todos modelos, e as marcas e operadores de telecomunicações têm a responsabilidade de, eventualmente, actualizarem os dispositivos que já venderam (um processo que pode demorar meses), bem como de colocar a nova versão em futuros modelos.
Uma das funcionalidades desde Android 8.0 Oreo permitirá aos utilizadores diminuírem o tamanho de uma aplicação em uso e moverem-no no ecrã, podendo assim visualizar duas aplicações em simultâneo. Num exemplo dado pela empresa, o utilizador poderá continuar uma videochamada enquanto consulta a agenda.
Já as notificações foram modificadas para uma acesso mais rápido ao conteúdos e uma funcionalidade de selecção inteligente de texto deverá perceber quando o utilizador pretende, por exemplo, seleccionar uma morada completa.
A nova versão começará por ser disponibilizada para os telemóveis Pixel e Nexus 5X e 6P, que foram concebidos pelo próprio Google. No final do ano, deverá chegar a marcas como a Essential (fabricante do PH-1 e fundada por Andy Rubin, o criador do Android), HTC, Nokia, Sony, Huawei, Samsung e LG, entre outras.