“Não temos medo e não teremos nunca”, diz Filipe VI
Rei de Espanha visitou os feridos do ataque terrorista em Barcelona que ainda estão internados.
O rei de Espanha disse neste sábado que Barcelona “não esteve, nem estará, sozinha”, na sequência do atentado perpetrado nas Ramblas e repetiu o lema criado pelos catalães: “Não temos medo e não teremos nunca”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O rei de Espanha disse neste sábado que Barcelona “não esteve, nem estará, sozinha”, na sequência do atentado perpetrado nas Ramblas e repetiu o lema criado pelos catalães: “Não temos medo e não teremos nunca”.
A declaração foi feita por Filipe VI no final de uma visita, acompanhado pela rainha Letizia, aos feridos do ataque ocorrido na quinta-feira à tarde, nas Ramblas, que permanecem internados nos hospitais de Mar e de Sant Pau.
Visivelmente emocionado, o rei afirmou que quiseram “estar junto das vítimas” para lhes transmitir carinho e afecto neste momento”.
“Este ataque vil e cobarde, este assassinato que matou e feriu tantas pessoas e que nos emocionou a todos não nos vence, não vence os nossos valores, a nossa convivência, a nossa democracia e o nosso respeito pelos direitos humanos”, afirmou.
Nesta linha, recordou, também em catalão, o lema que na sexta-feira o povo de Barcelona gritou de forma espontânea após um minuto de silêncio na Praça da Catalunha – “não temos medo” – acrescentando: “não teremos nunca”.
Espanha foi esta semana alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 14 mortos e 135 feridos, com a utilização de viaturas que atropelaram pessoas indiscriminadamente.
A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona inclui duas portuguesas, uma mulher de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.
Em Barcelona, o ataque ocorreu na quinta-feira à tarde, nas Ramblas, uma avenida muito frequentada por turistas.
Na madrugada de sexta-feira, cinco homens num automóvel atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.