Vista Alegre passa de prejuízos a lucros no semestre
Vendas para o exterior aumentaram 72%, para 29,4 milhões de euros, anunciou esta terça-feira a empresa ao mercado
A Vista Alegre fechou o primeiro semestre do ano com lucros de 1,3 milhões de euros, após ter encerrado igual período de 2016 com um prejuízo de perto de um milhão de euros, revelou hoje a empresa.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Vista Alegre fechou o primeiro semestre do ano com lucros de 1,3 milhões de euros, após ter encerrado igual período de 2016 com um prejuízo de perto de um milhão de euros, revelou hoje a empresa.
O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA na sigla inglesa) foi de 6,3 milhões de euros, um avanço de 121% face a período homólogo de 2016. A margem EBITDA passou de 8% em Junho de 2016, para 15,4% um ano depois, acrescentou a empresa.
O resultado operacional passou de 551 mil euros para 3,2 milhões de euros na comparação homóloga referente ao primeiro semestre do exercício, entre 2016 e 2017, respectivamente.
Em nota publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Vista Alegre frisa que as vendas cresceram 16% entre Janeiro e Junho, atingindo os 41,1 milhões de euros. Destes, 29,4 milhões de euros foram realizados no exterior e 11,7 milhões de euros no mercado interno.
"O grande destaque desta 'performance' vai para o mercado externo que continua a ser o grande impulsionador das vendas, atingindo os 29,4 milhões de euros, representando actualmente 72% do volume de negócios da Vista Alegre, um incremento de três pontos percentuais face a 2016. Este aumento é justificado pelo crescimento do negócio em novos mercados, nomeadamente na Europa e Ásia", revela ainda a entidade.
Com a aposta nos mercados externos e o "reforço das equipas comerciais pelo mundo, o segundo semestre do ano, perspectiva a Vista Alegre, "continuará a apresentar crescimento das vendas, permitindo melhorar a rentabilidade do grupo".