Diversos jogadores de topo investigados em Espanha
São vários os futebolistas sob a alçada das autoridades, por fuga ao fisco. Entre eles, além de Ronaldo, estão outros três portugueses.
Leo Messi
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Leo Messi
A 25 de Maio deste ano o Supremo espanhol condenou o jogador argentino do Barcelona a 21 meses de prisão por defraudar o fisco espanhol em 4,1 milhões de euros nos anos de 2007, 2008 e 2009. Nesse período, Messi não declarou rendimentos relativos aos direitos de imagem no valor de 10,1 milhões de euros.
Mascherano
O internacional argentino, que alegou que não sabia de nada porque delegara o assunto nas mãos dos assessores, foi condenado a um ano de prisão e a uma multa de 815.000 euros, também no decurso de um processo de fuga ao fisco. Mascherano reconheceu, mais tarde, que ocultou mais de 1,5 milhões de euros (entretanto devolvidos) da autoridade tributária relativos a direitos de imagem respeitantes a 2011 e 2012.
Neymar
O Barcelona acordou, em Dezembro do ano passado, pagar uma multa ao fisco espanhol no valor de 5,5 milhões de euros por fraude fiscal na transferência do brasileiro Neymar para o clube. Porém, em Espanha e no Brasil decorrem ainda investigações contra o futebolista e o seu pai por fuga ao fisco nos dois países.
Fábio Coentrão
Em Maio deste ano ficou a saber-se que a Procuradoria de Madrid acusa Fábio Coentrão de fuga ao fisco entre 2012 e 2014 no valor de 1,29 milhões de euros. Tal como Ronaldo, esta fuga implicará verbas ligadas aos direitos de imagem do jogador.
Radamel Falcao
O jogador colombiano que actuou no FC Porto e Atlético de Madrid e que actualmente representa o Mónaco é igualmente acusado pelo fisco espanhol. Falcao terá defraudado as finanças entre 2012 e 2013 em valores na ordem dos 5,66 milhões de euros.
Pepe e Ricardo Carvalho
O fisco espanhol anunciou em Dezembro do ano passado ter lançado uma investigação aos jogadores portugueses Pepe (Real Madrid) e Ricardo Carvalho (ex-Real Madrid, actualmente a jogar na China) por alegada fuga aos impostos. Até ao momento não foram revelados resultados.