Já são conhecidos os dez finalistas que faltavam para a Eurovisão
Dinamarca, Hungria, Israel, Bulgária, Bielorrússia, Roménia, Noruega, Holanda, Áustria e Croácia vão competir com Salvador Sobral no sábado.
Já se conhecem os restantes dez finalistas que vão acompanhar Salvador Sobral na final do festival da Eurovisão, no próximo sábado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Já se conhecem os restantes dez finalistas que vão acompanhar Salvador Sobral na final do festival da Eurovisão, no próximo sábado.
Dinamarca, Hungria, Israel, Bulgária, Bielorrússia, Roménia, Noruega, Holanda, Áustria e Croácia são os países que se qualificaram na segunda meia-final do certame na noite desta quinta-feira. A estes juntam-se Reino Unido, Espanha, Itália, França, Alemanha e Ucrânia, que passam à final directamente.
São assim, ao todo, 26 os finalistas, incluindo Portugal, que vão disputar a vitória final da Eurovisão, que tem início marcado para as 20h do próximo sábado.
Recorde-se que na terça-feira passada qualificaram-se para a final Moldávia, Azerbaijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre e Bélgica. Isto, claro, para além de Portugal, que tem como seu representante Salvador Sobral, que interpretou em Kiev a canção Amar pelos dois, composta pela irmã, a cantora Luísa Sobral.
Ainda sobre a noite desta quinta-feira, destaque para um momento que teve como protagonista a representante da Macedónia, e que nada teve a ver com música. Depois de as votações terem encerrado, e durante o momento em que todos esperavam os resultados, Jana Burceska foi alvo de um pedido de casamento inesperado, em directo, por parte do seu namorado. A cantora aceitou o pedido de Alexander e, num momento de entusiasmo, convidou "toda a gente em Kiev" para a festa de casamento.
A actuação do concorrente português tem gerado grandes expectativas para a final, sendo que Portugal está já colocado entre os grandes favoritos à vitória final, juntamente com a Itália. Salvador Sobral tem sido destaque na imprensa internacional.
Salvador — a nona actuação da noite de terça-feira— foi o único intérprete que não cantou no palco principal mas num palco secundário, mais à frente, rodeado pelo público. O intérprete deixou, mais tarde, um apelo à Europa para que ajudasse os refugiados.
Esta foi a primeira vez em sete anos que um representante português chega à final da competição. O melhor resultado de sempre foi alcançado por Lúcia Moniz, em 1996, que ficou na 6.ª posição.
A votação é feita de forma repartida: 50% dos votos é da responsabilidade do público e outros 50% são definidos por um júri de cada país participante. Existem seis países que têm acesso directo à final: a Ucrânia, por ser o país anfitrião, e os Big Five (Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido), cujo acesso é garantido por serem os principais contribuidores financeiros do concurso.
Os dez vencedores da segunda meia-final (e os outros)