O “engraxador” que deixa as tuas sapatilhas como novas
Com 23 anos, Alexandre Marques criou em Vila Nova de Famalicão a Engraxat, um serviço de limpeza de sapatilhas. O jovem desenvolveu os seus próprios produtos que, em breve, vai disponibilizar num kit para venda ao público
Nada melhor do que, depois de um poeirento festival de Verão, deixar as sapatilhas aos cuidados de limpeza de um especialista e levantá-las mais tarde como novas. O serviço Engraxat Premium ShoesCare torna isto possível.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Nada melhor do que, depois de um poeirento festival de Verão, deixar as sapatilhas aos cuidados de limpeza de um especialista e levantá-las mais tarde como novas. O serviço Engraxat Premium ShoesCare torna isto possível.
O modelo de negócio é inovador e foi pensado por Alexandre Marques que com 1200 euros no bolso e 23 anos se lançou de cabeça para o negócio. A Engraxat não tem loja física, apostando em alternativa em parcerias com cinco pontos de recolha em Vila Nova de Famalicão (ver caixa à esquerda), terra natal do empreendedor. Mediante o preenchimento de um formulário online, os clientes podem deixar os ténis nestes locais e recolhê-los mais tardes já limpos. Os preços situam-se nos 6,99 euros (limpeza básica) ou 8,99 euros (limpeza profunda com desodorizante).
A avô de Alexandre até era engraxador, mas a ideia de criar o negócio só surgiu em Setembro do ano passado. Isto porque o jovem, que trabalha como lojista na área de calçado, se foi apercebendo que "as principais dúvidas dos clientes se relacionavam com a limpeza" do calçado.
A ideia deu voltas e voltas na sua cabeça até que, em Março, o negócio finalmente começou, centrando-se unicamente na limpeza de sapatilhas. Sim, porque como sublinha o criador, a Engraxat "limpa, não repara". Até agora, passaram pelas suas mãos mais de 60 pares, mas o objectivo é que o negócio continue a crescer.
Produtos próprios
Todos os produtos usados neste processo foram criados pelo próprio Alexandre, que, enquanto trabalha, aperfeiçoa ainda mais as suas fórmulas. Ao P3, o jovem mostrou uma solução de limpeza que, quando esfregada na sapatilha, faz com que as manchas desapareçam como por magia. Elaborou produtos para diversos tipos de tecido e sujidade e, em breve, vai partilhar o conhecimento: a Engraxat prepara-se para lançar um kit de limpeza para qualquer pessoa poder "manter" o aspecto dos seus ténis.
A este "engraxador" dos tempos modernos tem chegado, quase exclusivamente, calçado caro. Já se ocupou de alguns sapatos, mas o foco são realmente as sapatilhas, sobretudo as que estão "na moda, como Stan Smith e New Balance". Afinal, os jovens são o seu grande público-alvo.
O feedback do negócio "tem sido bom", sublinha Alexandre, que para a imagem da empresa contou com a colaboração de Cátia Domingues, criadora da marca de design Ephalump. O jovem espera agora alargar os pontos de recolha para outras cidades da região Norte, como Porto e Braga, e, quem sabe, abrir uma loja própria. Munido de frasquinhos com líquidos que parecem mágicos e uma tradicional escova, vai continuar a limpar sapatilhas até o conseguir.