Jesus espera bom espectáculo matinal em Alvalade
Treinador do Sporting acredita que a classificação do Belenenses reflecte o verdadeiro valor do adversário
O treinador de futebol do Sporting, Jorge Jesus, disse este sábado esperar um bom espectáculo na recepção deste domingo ao Belenenses, frente a uma equipa que considera que entrará em Alvalade "sem pressão".
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O treinador de futebol do Sporting, Jorge Jesus, disse este sábado esperar um bom espectáculo na recepção deste domingo ao Belenenses, frente a uma equipa que considera que entrará em Alvalade "sem pressão".
Na antevisão ao encontro da 32.ª jornada da I Liga, com a equipa do Restelo, que tem a particularidade de se disputar às 11h45 horas, Jorge Jesus sustenta que a posição classificativa do Belenenses (13.º) não reflecte a qualidade da equipa ‘azul’.
"Quando se joga contra os grandes, não se sente a classificação dessas equipas. Contra um grande, tudo é diferente do que é jogar com equipas com o mesmo valor. Vão jogar tranquilos, confiantes e supermotivados. Na época passada vencemos mesmo a acabar o jogo [1-0, com golo de William de Carvalho de grande penalidade aos 90’+4’ minutos]. São duas equipas de Lisboa. Está tudo reunido para o Sporting fazer um bom jogo. Vai ser um bom espectáculo", garantiu.
Diante dos comandados de Domingos, Jorge Jesus não poderá contar com Alan Ruiz (lesionado), Gelson Martins e Daniel Podence (ambos por castigo), mas apesar destas limitações Jorge Jesus salienta o sistema de jogo irá manter-se.
"Tacticamente muda alguma coisa e estrategicamente também. Vão entrar jogadores diferentes e muda sempre a táctica e a estratégia da equipa. O sistema será o mesmo, não é pelo facto de entrarem dois jogadores novos em relação ao último jogo que irá mudar. André Geraldes poderá ser uma possibilidade, como têm sido o João Palhinha, o Daniel Podence e o Francisco Geraldes", salientou.
Em relação ao facto de o jogo frente ao Belenenses ser disputado de manhã, o treinador do Sporting considera que não será nefasto para o Sporting.
"Os jogadores trabalham a essa hora, comem a essa hora. São preparados para o treino com uma alimentação adequada. Não é por aí que pode ter alguma influência negativa. Muda alguma coisa, mas não nessa componente. Muda o estágio, as palestras, os horários, mas fisiologicamente não muda nada", concluiu.
Jorge Jesus, felicitou também este sábado a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pela utilização do vídeo-árbitro e sustenta que se já fosse utilizada os ‘leões’ não teriam sido atirados fora do pelotão do título.
O técnico começou por enaltecer a aplicação desta nova tecnologia e rapidamente comparou o campeonato nacional a uma prova de ciclismo, onde o Sporting foi atirado para fora do grupo da frente.
"Não perdemos o pelotão da frente pelo que jogaram [os adversários], mas porque nos empurraram. Numa etapa de ciclismo, meteram-nos muitas pedras no caminho e empurraram-nos. Mas continuamos a saber andar de bicicleta", disse.
Portugal será um dos pioneiros europeus, a par da Holanda, na utilização do vídeo-árbitro. Um facto que Jorge Jesus considera muito importante para o futebol português.
"O Sporting foi dos primeiros clubes a defender o vídeo-árbitro na defesa da verdade do jogo. Nós portugueses, na minha opinião e em termos de futebol, costumamos estar mais à frente de todas as outras equipas da Europa. O vídeo-árbitro é uma demonstração de que estamos à frente. Não vai resolver tudo mas vai ajudar muito. O Sporting e a Federação estão de parabéns", concluiu.