P24: PÚBLICO lança noticiário personalizado em áudio

P24 é o primeiro projecto do jornal co-financiado pelo fundo do Google para apoiar a imprensa.

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A redacção do PÚBLICO em Lisboa DANIEL ROCHA

O PÚBLICO vai lançar na quarta-feira um noticiário em áudio, personalizado para os interesses de cada utilizador. O serviço , chamado P24, é o primeiro de dois projectos co-financiados pelo fundo DNI, criado pelo Google para apoiar a imprensa europeia. 

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O PÚBLICO vai lançar na quarta-feira um noticiário em áudio, personalizado para os interesses de cada utilizador. O serviço , chamado P24, é o primeiro de dois projectos co-financiados pelo fundo DNI, criado pelo Google para apoiar a imprensa europeia. 

O P24 vai apresentar aos utilizadores um conjunto de notícias em áudio, seleccionadas a partir dos interesses de cada pessoa. No entanto, o sistema de recomendação terá também em conta escolhas do editor, de forma a garantir que as notícias mais relevantes são incluídas, independentemente daquilo que cada utilizador costuma consumir. O objectivo do PÚBLICO foi criar um sistema que não fechasse os utilizadores dentro daquilo a que frequentemente se chama as suas bolhas de interesses.

O serviço estará disponível gratuitamente no site do PÚBLICO, para utilizadores registados. Para além disso, o P24 terá também um mais tradicional formato de podcast. Neste caso, o utilizador terá, às 18h de cada dia útil, um noticiário com as notícias mais relevantes, inteiramente escolhidas pelo editor, e disponibilizado através de plataformas como o iTunes e o Sound Cloud.

Com este novo formato, o PÚBLICO pretende chegar aos utilizadores em momentos do dia em que era impossível, ou menos conveniente, consumir notícias escritas: por exemplo, quando estão no ginásio ou em transportes públicos.

O projecto foi parcialmente financiado pelo fundo DNI, que decidiu distribuir, ao longo de três anos, 150 milhões de euros para financiar iniciativas de jornalismo na Europa, onde o sector dos media tem travado uma guerra com o Google devido à agregação dos conteúdos dos sites noticiosos em serviços como o motor de busca e o Google News.

O P24  foi um dos projectos de grande dimensão (com financiamento de, pelo menos, 300 mil euros) seleccionados na primeira fase de candidaturas, cujos vencedores foram anunciados no ano passado. Para além do P24, o PÚBLICO está a trabalhar num segundo projecto de grande dimensão financiado pelo DNI.

O desenvolvimento técnico do P24 foi feito em parceria com a Bright Pixel, uma empresa de desenvolvimento de tecnologia e incubação de startups que, tal como o jornal, é do grupo Sonae.