Plataforma do Porto permite testar virtualmente qualquer produto
A Glexyz desenvolveu uma tecnologia que altera produtos já desenvolvidos para melhorar a performance e permite o teste e a verificação do design
Uma plataforma online criada no Porto permite testar virtualmente produtos, desde uma garrafa a um carro, e verificar se o seu design funciona em ambiente real, reduzindo até 70% o tempo e o custo associado ao seu desenvolvimento.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Uma plataforma online criada no Porto permite testar virtualmente produtos, desde uma garrafa a um carro, e verificar se o seu design funciona em ambiente real, reduzindo até 70% o tempo e o custo associado ao seu desenvolvimento.
Com a Glexyz cloud — tecnologia criada no Porto pela start-up Glexyz — é também possível alterar produtos já desenvolvidos, de forma a reduzir o custo de fabrico e melhorar a performance, disse à Lusa um dos fundadores, André Luz. "Quando desenhamos um novo produto, para sabermos se esse design irá funcionar na realidade, o método clássico é fabricar um protótipo físico e testar", processo que "demora muito tempo e é caro", visto que para qualquer alteração é necessário fabricar um novo protótipo, explicou.
Através desta plataforma online, os utilizadores conseguem efectuar "mais testes do que no mundo físico", optimizando o design de forma a optar por materiais mais baratos ou menores espessuras, para tornar as peças mais leves, aumentando assim a competitividade no mercado.
A ideia para a criação da tecnologia surgiu de uma experiência de André Luz, enquanto engenheiro de teste na empresa britânica Rolls-Royce. "De cada vez que tínhamos que fazer uma pequena alteração de design, demorava-se meses a testá-la fisicamente", explicou. Foi por isso que, em conjunto com outro dos fundadores da Glexyz (o engenheiro de polímeros Bruno Eisinger), resolveu apostar no desenvolvimento de uma plataforma virtual que conseguisse rapidamente validar e optimizar as alterações de um produto.
De acordo com André Luz, apesar de existirem no mercado soluções especializadas para um determinado tipo de teste virtual, a Glexyz cloud é a primeira plataforma que pretende disponibilizar todos os tipos de testes (estrutural, térmico, acústico, vibracional, de fluídos, electromagnético e crash-test, por exemplo), de forma integrada. "Essa integração permite ao utilizador perceber como uma alteração de design afecta, simultaneamente, todas as funcionalidades de um produto", referiu.
A Glexyz foi uma das start-up seleccionadas recentemente para o Startup Porto Accelerator (SPA), um programa de apoio e aceleração promovido pelo Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC, em parceria com a ANJE — Associação Nacional de Jovens Empresários. Durante este programa, os fundadores da Glexys pretendem finalizar a implementação da plataforma, de forma a lançá-la mundialmente em Setembro deste ano.